A onda de calor que atingiu o sul do país desde a última quinta-feira (13) continua na região, e as temperaturas podem chegar aos 40°C hoje (17) no extremo oeste de Santa Catarina.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de ameaça moderada a máxima, fortes pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e granizo imaginável à tarde e à noite, enquanto a onda de calor dura. As regiões central e leste do estado, onde há mais umidade, são mais sensíveis, segundo a agência.
“Entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20), a onda de calor continua com temperaturas muito altas em Santa Catarina, com tardes em que as temperaturas ultrapassam os 30ºC em todas as regiões e, ocasionalmente, podem ultrapassar os 40ºC no Oeste”, informa a previsão publicada pela Defesa Civil do Estado.
A onda de calor que atinge o sul do país veio da Argentina, onde temperaturas de até 44°C foram registradas, e chegou ao Rio Grande do Sul na última quinta-feira (13). Na sexta-feira (14), foi registrada máxima de 41,7°C. em Bagé (RS), o maior para o município desde o início dos registros, em 1912.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta máximo de perigo na semana passada, informando que as temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ficar 5° acima da média para o período, até cinco dias.
Edição: Grace Adjunt
Colabore na produção de jornalismo local de qualidade, ajude a combater notícias falsas e conteúdo exclusivo e visualizado.