Se em 2020 o número de outras pessoas viajando de avião foi drasticamente reduzido devido à pandemia Covid-19, o ano seguinte apresentou melhora. A Agência nacional de Aviação (Anac), publicou na última sexta-feira (28).
Segundo dados do órgão federal, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas para aeroportos brasileiros. Destaque para dezembro, com o maior volume de passageiros transportados desde janeiro de 2020, totalizando mais 7,7 milhões de pessoas em voos, em um cenário de crise pré-saúde.
Saiba mais:
Em 2020, o total de passageiros que cruzam o Brasil foi de 51,9 milhões. Os dados atuais mostram uma lenta recuperação do turismo e de todo o país no último ano. Isso ocorre logo após o aumento do número de outras pessoas vacinadas e a adoção de atividades físicas. protocolos no setor.
“Mais de 30. 600 instituições e guias de turismo já assinaram o Selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo e estão adotando práticas mais seguras, colocando o Brasil em uma posição de liderança global como destino culpado”, disse o ministro do Turismo Gilson Machado Neto ao site do governo federal.
Guarulhos, em São Paulo, o maior aeroporto do país, se destacou em termos de tráfego, é claro. Mais de 24 milhões de passageiros foram registrados lá no ano. Em seguida, aparecem Brasília e Viracopos, com cerca de 10 milhões cada.
O Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, também ganhou destaque, com 7,5 milhões de pessoas. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, somou 4,8 milhões de passageiros, enquanto Maceió, capital de Alagoas, registrou 1,9 milhão de pessoas.
Vale lembrar que alguns aeroportos brasileiros foram privatizados, enquanto outros continuam operando a Infraero. Neste último, foram 37,8 milhões de passageiros, um aumento de 38%.
Você já viu o novo YouTube do Olhar Digital?Inscreva-se no canal!