A Prefeitura de Búzios, por meio do Ministério do Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, vem funcionando nos últimos dias ao redor do Rio Una para se deparar com a causa do esgoto, com um cheiro forte que contamina todo o litoral de Búzios, mais exatamente a praia de Rasa, dando indícios de crime ambiental. Os movimentos começaram após a secretaria ganhar vários processos judiciais sobre os poluentes do rio e fazer algumas visitas à foz do Una com um drone.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Evanildo Nascimento, nesta sexta-feira (28) foram feitas 3 ingestão de água por meio de um laboratório especializado em bioquímica no Rio de Janeiro, que o corredor da cidade contratou para descobrir de onde vêm os tecidos poluentes pesados. . o Um: No córrego Malhada (Jardim Esperança), na foz (Rasa) e na estrada Agrisa (São Pedro da Aldeia), onde foi identificado um volume muito gigante de matéria biológica, com condições mínimas de água, com oxigênio abaixo de zero. O Instituto Nacional do Meio Ambiente (INEA) também participou das ações.
“Conseguimos identificar onde está a fonte poluidora no Rio Una e em Búzios. Nosso próximo passo será formalizar através do município de Búzios a reivindicação aos municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio para ação conjunta, pois isso também está dentro de sua competência. Já pedimos à Marinha que faça um sobrevoo para identificar a fonte do ponto poluente”, explicou Evanildo.