Senai Paraná está entre os 3 no Brasil na tabela de gestão de sistemas de rede de PC

Setor de TIC está em crescimento exponencial e profissionais técnicos estão em alta para o mercado

Agência FIep

Segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos. Entre estes profissionais, altamente capacitados e requisitados pelas indústrias e pelo mercado de trabalho, está Luiz Felipe Walderramos, que conquistou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, em Recife (PE), a medalha de bronze na eliminatória final nacional da WorldSkills International, maior competição profissional de nível técnico do mundo. 

Competindo pelo Senai Londrina, Luiz Felipe mostrou a força do Senai Paraná e colocou o estado entre os três melhores do país nesta modalidade profissional. “A WorldSkills é uma experiência que não tem explicação. O aprendizado que eu tive com o Senai na parte técnica vai me ajudar muito na minha vida profissional e daqui para frente vou continuar evoluindo cada vez mais”, disse Luiz Felipe, que é um grande conhecedor na área de redes de computadores, em Cisco, Linux e Windows. 

“Luiz Felipe sagrou o Paraná entre os três melhores do país nesta que é uma área tão importante para o Setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. Isso mostra a força do Senai Londrina na formação profissional para esse segmento, que está crescendo de maneira exponencial”, diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. 

Sobre o gerenciamento de sistemas de rede de computadores

“O controle dos sistemas de rede de computadores é um domínio estratégico dentro das organizações e desempenha um papel básico na criação de preços por meio da tecnologia. Para fazer parte desse mercado, os profissionais podem iniciar sua formação com cursos técnicos de suporte e manutenção de computadores, como Luiz Felipe, técnico de rede de PC e técnico em PCs”, diz Pires.

O profissional técnico em manutenção de TI e trabalha com a configuração de dispositivos e a implantação de redes locais, atuando na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, testes de conectividade, help desk, entre outras atividades.

Por meio do curso técnico em redes de PC, o profissional é treinado para colocar em funcionamento a infraestrutura, equipamentos de acesso, sistemas operacionais e serviços de rede, aplicando critérios de segurança e critérios técnicos estabelecidos.

O técnico de pc profissional, por outro lado, torna-se o coringa do mercado de PC, já que graças ao seu treinamento, ele passa a dominar as principais equipes de trabalho no campo, como a instalação de sistemas operacionais, programas e dispositivos desktop. , além de apresentar programas de trabalho conectados a bancos de dados e à web.

Profissionais da educação técnica têm a melhor empregabilidade

O ensino técnico é uma opção de qualificação para os candidatos a emprego, com efeitos rápidos e alta taxa de empregabilidade. Uma pesquisa encomendada em 2019 por meio da fórmula Fiep da Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e realizada por meio da Paraná Pesquisas, mostrou que os egressos do Senai do Paraná possuem empregabilidade máxima. A pesquisa mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa levaram menos de seis meses para encontrar um emprego, após a conclusão do curso.

“A recuperação da economia está ampliando a demanda do mercado por profissionais treinados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece educação de qualidade de acordo com os desejos das indústrias e da sociedade, vendendo integração imediata ou substituição no mercado de trabalho”, afirma Jorge Luiz Jacon, Chefe de Formação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.

Todas as características do curso técnico do Senai Paraná estão disponíveis na página online senaidofuturo. com. br. Para consultas e inscrições, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade do Senai mais próxima ou ligar para a Alô Indústria no 0800 648 0088, para esclarecer as dúvidas das indústrias e interessados.

Você precisará fazer login para postar um comentário.

Como você avalia o governo do presidente Bolsonaro?

ver resultados

Como você avalia o governo do presidente Bolsonaro?

ver resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *