SP enfrenta janeiro com chuvas acima da média antiga

A Grande São Paulo começará a semana com chuvas fortes e volumosas e, como resultado, há a opção de novas enchentes, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos na região. A capital paulista, por exemplo, terminará janeiro com chuvas acima da média. No mês, a média antiga é de 288,2 mm. Até a manhã da última sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrava 289,1 mm na estação Mirante de Santana. Com a chuva que caiu no fim de semana, os valores serão adicionais até o fim do dia, quando o mês termina.

Conhecimentos prévios mostram que já é o mês de janeiro com a maior quantidade de chuvas na cidade desde 2019. Em seguida, foram registrados 215 mm e 279,4 mm nos anos de 2021 e 2020, respectivamente.

Na segunda-feira, situações alternadas de chuva persistem na cidade. A hora começa a ser a partir de terça-feira.

As chuvas são resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul (SACZ), uma faixa persistente de dossel de nuvens que se estende da Amazônia até o Oceano Atlântico. chuva nos mesmos espaços por pelo menos 4 dias consecutivos, causando episódios excessivos.

acumulação de água

Francisco Morato em 72 horas acumulou mais de trezentos milímetros de chuva. Com tanta chuva, o solo absorve água, o que acaba causando deslizamentos de terra. Pelo menos outras 4 pessoas morreram na aldeia por causa das chuvas.

Desde sábado, todo o estado de São Paulo está em alerta para o “perigo” devido às fortes chuvas no sistema de notificação do Inmet.

O relatório relata chuvas de até cem mm consistentes com o dia e ventos de até cem quilômetros consistentes com a hora, “com perigos de cortes de energia, galhos caindo, inundações e choques elétricos”.

O instituto emitiu um alerta no início da manhã de domingo, no qual sob pressão “um perigo maravilhoso” do “acúmulo de chuvas” na Grande São Paulo e em partes das regiões oeste e norte do estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *