Transformação Digital: Seis Tendências da Indústria de Tecnologia para 2022

Inteligência sintética avançada, metaverso, 5G, Internet das Coisas, NFT e segurança virtual são as principais expectativas da computação

Novas tecnologias estão surgindo e impactando a sociedade a uma velocidade impressionante. O progresso acelerou através da pandemia, que materializou tendências de geração de dados (TI) que só eram esperadas nos próximos anos. E os investimentos virtuais continuarão a ser um precedente na estratégia das corporações que precisam aproveitar ao máximo as oportunidades de um mercado que está aquecendo. Inteligência sintética avançada, NFT, metaverso, 5G, Internet das Coisas e segurança virtual estão entre as expectativas mais sensíveis da indústria de tecnologia para o ano de 2022.

“No mercado de geração não é fácil estar ciente se uma geração é uma moda ou uma tendência para a inovação, o que significa aceitar riscos seguros. Portanto, estar atento ao cenário, analisar os movimentos de geração e tomar decisões com agilidade são habilidades básicas para ter sucesso nas possíveis opções e adoções, que são aprimoradas através da realidade pandêmica dos últimos dois anos. com ele”, diz o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), Mauricio Pimentel.

Desse ponto de vista, o que aconteceu em 2021 é obrigatório e pode ser expandido para 2022 e pode se tornar ainda mais sustentável. Descubra quais tendências tomar cuidado, com base na percepção de Pimentel, e por que os profissionais de marketing merecem ser mais vigilantes. do que nunca para as notícias.

Inteligência artificial

Em 2022, a inteligência sintética (IA) continuará com a geração transformadora máxima que a humanidade desenvolveu até agora. A solução de IA combina diversas tecnologias, como redes neurais sintéticas, sistemas de aprendizagem, algoritmos, entre outros equipamentos capazes de simular capacidades humanas. De acordo com o estudo estrangeiro do Institute of Electric and Electronics Engineers (IEEE), publicado em novembro de 2021, 66% dos líderes do setor dizem que “concordam fortemente” que a IA será a culpada por levar a maioria dos processos de inovação em todos os setores de negócios ao redor do mundo ao máximo. nos próximos cinco anos.

5G

O 5G, uma nova geração de conexão celular, começa a chegar ao Brasil em 2022 e promete substituir a forma como consumimos a Internet. A geração pode ser até 20 vezes mais rápida do que as redes existentes, ao mesmo tempo em que fornece uma política mais ampla e conexões mais fortes. A evolução da rede tornará imaginável anexar muitos elementos à Internet ao mesmo tempo, como celulares, carros, assistentes virtuais, relógios e até geladeiras, criando novas oportunidades e perspectivas. Essa complexa conexão entre outras pessoas e dispositivos é chamada de Internet das Coisas, conhecida pela sigla IoT.

Internet das Coisas

A evolução da Internet das Coisas permitiu a conexão entre pessoas, máquinas e eletrodomésticos em escritórios, indústrias e até mesmo em residências. Os dispositivos inteligentes, que costumavam ser considerados futuristas, agora são realidades em todo o mundo e devem se expandir. cada vez mais. Em 2022, a evolução da IoT continuará surpreendendo. No setor fitness, por exemplo, permite o monitoramento remoto dos pacientes e reduz a ameaça de contaminação nos hospitais. Nas indústrias, é a IoT que permite o controle remoto das máquinas, além da automação de dispositivos.

NFT

O mercado de criptomoedas abriu caminho para o surgimento de novos formatos de ativos virtuais. NFTs, um acrônimo para “token não fungível”, é um deles. A geração funciona como um registro oficial e exclusivo de um determinado registro virtual, o preço do qual não está mais conectado a um documento que pode ser encontrado em qualquer pesquisa na Internet, mas a um certificado de que este registro é exclusivo e “não reproduzível”. De acordo com a DappRadar, empresa que rastreia dados sobre o mercado cripto, o volume de vendas da NFT entre janeiro e setembro de 2021 atingiu US$ 13,2 bilhões. O preço é superior ao PIB dos estados do Acre, Amapá e Roraima, combinados.

metaverso

O metaverso, que promete remover as barreiras entre os mundos físico e virtual, está entre as tendências mais sensíveis para 2022. Na prática, trata-se de uma mistura de aspectos tecnológicos existentes, fundamentalmente: interatividade, verdade virtual e verdade aumentada. Esse novo ambiente será gradualmente fortalecido, com outros serviços, produtos e possibilidades integrados. Neste universo, que ainda não é real, outras pessoas podem interagir entre si, trabalhar, estudar e ter uma vida social através de seus avatares tridimensionais.

segurança digital

No entanto, o avanço da geração também está ampliando os desafios da segurança cibernética. Com a expansão da transformação virtual da pandemia e também a expansão do número de ataques virtuais que visam invadir os sistemas das empresas e divulgar seus dados, 83% dos executivos de organizações empresariais no Brasil pretendem aumentar seus gastos com cibersegurança em 2022, segundo estudo realizado pela PwC Digital Trusts 2022.

“Desde o avanço da inteligência artificial até a expansão da criptografia, este ano a empresa se envolverá em mídias sociais mais conscientes da privacidade, estará mais conectada ao 5G e perceberá a necessidade de novas habilidades no trabalho. Projetar a longo prazo é arriscado, embora seja obrigatório que os profissionais comecem a se preparar, acrescentando aqueles que não estão diretamente relacionados à tecnologia”, acrescenta Pimentel.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, atuando no território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de respostas abrangentes de TIC para a gestão pública. Mais informações: www. ici. curitiba. org. br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *