versão móvel
diário gaúcho
Detran-RS01/02/2022 | 09:29 Atualizado em 01/02/2022 | 9h46. m.
Os proprietários de veículos gaúchos que já pagaram pelo IPVA e pelo Certificado de Registro de Veículos (CRLV) tiveram dificuldade em baixar os documentos atualizados para 2022 no aplicativo Carteira de Trânsito Digital.
Mesmo aqueles que pagaram em dezembro, a geração de novos documentos só começou no início do ano. No entanto, muitos usuários relatam que ainda têm os documentos para o ano de 2021 no aplicativo. Desde 2019, o cadastro é somente digital. gerado e pode ser publicado se o proprietário do veículo não quiser ter o smartphone para enviar o documento.
Segundo o Detran-RS, ainda há instabilidade em algumas versões do aplicativo. Portanto, a política principal é atualizar ou reinstalar o aplicativo. Se o desafio persistir, o ramo adverte que pode ser um fator notável impedindo o licenciamento. Nesse caso, o usuário busca canais de atendimento, como o disque-denúncia do Detran (0800-905-5555), ou chats na página online do município ou através do call center.
Em entrevista ao programa Gaúcha Actualidade, na Rádio Gaúcha, o gerente geral do Detran-RS, Ênio Bacci, garantiu que a exigência dos documentos de 2022 entrará oficialmente em vigor a partir dos meses de junho e julho, de acordo com a placa do número do veículo. Até lá, o CRLV do ano passado continua a ser aceito através de empresas de transporte. Apesar disso, ele admite que ainda há problemas no aplicativo que querem ser ajustados, como o pagamento conjunto de documentos. Atualmente, a fórmula crlv e IPVA será paga separadamente.
— A responsabilidade, neste caso, é da Procergs (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), que evoluiu a aplicação. Mas já fizemos o pedido e esperamos resolver isso nos próximos dias – diz.
Bacci também mostrou que o RS terá novos valores para quem vai renovar ou tirar a primeira cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O reajuste – que segundo o diretor-geral “não é um aumento”, acompanha a variação da Unidade Fiscal Padrão (UPF), que será de 10,42%.
Aumento (estimativa)
Final (estimativa)
Valores totais (estimativa)
Gaúcha · Gerente Geral do Detran-RS, Enio Bacci – 31/01/2022
© Grupo RBS 2000-2022