Escola Municipal Tengatuí Marangatu amplia extensão para atender mais alunos

A expansão da Escola Indígena Municipal Tengatuí Marangatu, na aldeia passo Piraju, em Dourados, ganhou pinturas que possuem maior número de salas de estudo de uma a três salas de estudo.

Como resultado, a capacidade de serviços anterior limitada a 8 bolsistas agora atende 40 alunos do ensino fundamental, notas 1-5 e 10 estagiários do primeiro ano.

A comissão técnica também ganhou reforços, um coordenador, professores, uma cozinheira e um zelador foram designados para cuidar da manutenção.

Além das novidades já entregues, a extensão escolar receberá kits escolares para crianças, uniformes e merenda.

“Antes, os jovens saíam da rede para examinar a 17 km de sua casa, porque não havia via fundamental lá, agora não é mais necessário. O compromisso desta gestão é cuidar dos conjuntos escolares e olhar para eles com equidade. A rede indígena tem suas especificidades, como todas as outras escolas e olhamos isso com carinho”, concluiu a Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.

Na sexta-feira (25), ela com o diretor da escola, Rubens Rosário Pinheiro, e o capitão da aldeia Arnaldo Rocha, quando apresentaram a área ao Ministério Público Federal Marco Antonio Delfino de Almeida e ao antropólogo Waldenir Bernini Lichtenthaler.

“Os quartos precisavam de muita manutenção. A caixa d’água foi trocada, as paredes foram pintadas, fizemos uma revisão elétrica, uma reforma do telhado, do teto e dos banheiros que não funcionavam, manutenção das calhas, além da instalação de entusiastas e novos. móveis para as salas de aula, armários e uma geladeira para a cozinha”, disse o secretário.

O diretor da escola insiste na importância do trabalho. “Eles nunca fizeram uma melhora tão grande, nunca tivemos coordenação pedagógica. muito, já que a rede sentiu a melhora e a apreciou. Esse é o nosso sonho”, disse.

Segundo ele, antes os jovens tinham que ir para serem examinados em Cristalina, bairro de Caarapó, mas agora eles não terão que sair da rede para serem informados e também serão atendidos pelos pais que moram nas proximidades. “Nossa expectativa para este ano é o máximo possível, tudo será diferente, teremos mais professores que cuidarão dos alunos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *