A última estação reservada para a piscicultura – apelidada de Piracema – termina na próxima segunda-feira (28), e na terça-feira de Shrove (1º de março) começa a temporada de pesca de 2022 em Mato Grosso do Sul. Os rios serão liberados para pesca na terça-feira (1) do Carnaval.
A colocação de ovos é a estação fechada, destinada à reprodução de peixes de qualidade. Cardumes vão até os rios até as nascentes onde ocorre a desova. cenas, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os índios chamavam o fenômeno pira (peixe) cema (subida, saída).
Quem pretende aproveitar parte do feriado do Carnaval através da prática da pesca amadora deve ter licença ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e prestar atenção às regras. No final do artigo, você encontrará links para o Diário de Pesca e o site para emissão da Licença de Pescador Amador.
Cota
A partir de 2020, os pescadores só podem capturar um espécime de peixes de uma espécie local (por exemplo: pacú, pintado, cachara, jaú, entre outros), além de cinco espécimes de piranhas, dentro dos limites de medidas mínimas e máximas. . Se a espécie presa estiver fora dos tamanhos permitidos, ela deve ser liberada sem demora no local. A pesca por dorados permanece proibida até 2024, de acordo com a Lei nº 5. 231, Lei nº 5. 321, de 10 de janeiro de 2019.
Quanto às espécies exóticas, não há cota, o pescador pode levar o máximo que puder pegar. São exóticos (não pertencentes à fauna local).
A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará em pleno funcionamento em operações nos principais pesqueiros do estado para que a temporada final e as regras de retorno da pesca sejam respeitadas.
Para evitar dúvidas sobre o que pode ou não ser utilizado, o Imasul e o PMA têm um folheto de pescador pronto, disponível neste link. Para faturar a licença de pesca virtual, o interessado deve acessar o site do Imasul, aqui, ou através do aplicativo MS Digital disponível nas lojas Android e iOS.
Últimas NotíciasAgroindustriaBrasil
ExpedienteAdvertising