Três projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma se classificaram para o último nível do prêmio APS Forte no SUS. O “Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid”, “Tai Chi no Parque” e “Práticas Integrativas: Buscando a Saúde no Bem-Estar Naturalmente” classificaram-se nacionalmente. ” Este prêmio é de fundamental importância para a cidade de Criciúma, como um centro de reabilitação cem por cento do SUS destinado a cuidar de outras pessoas com sequelas pós-cov. Os efeitos foram os melhores, por isso somos referência no país. Também nos destacamos nas práticas integrativas, que estamos implementando de forma pioneira no município”, disse o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.
Pioneiro no país, o Centro de Reabilitação Cardiorrespiratória Pós-Covid, além de se qualificar para a final do forte prêmio APS no SUS, também foi convocado no Congresso Internacional da Europa no ano passado e é o único centro de reabilitação cem por cento do SUS no país, servindo também de base para a criação de uma lei de incentivo à estrutura de novos centros de reabilitação no Estado. “Conseguimos essa qualificação de forma gratificante porque mostra que fizemos um trabalho inteligente. Agradecemos ao prefeito Clésio Salvaro e ao nosso secretário de Saúde Acélio Casagrande por todo o incentivo na criação do projeto”, disse o Dr. Luiz Carlos Fontana, médico, coordenador e autor do projeto do Centro de Reabilitação Post Covid.
Para a enfermeira Sirli, autora das atribuições ‘Tai Chi no Park’ e ‘Práticas Integrativas: Buscando o Fitness no Bem-Estar de forma fitoterápica’, as práticas integrativas não atualizam os tratamentos tradicionais, mas os complementam. “Obter popularidade a partir de uma atribuição piloto que trabalha com tratamentos me deu muita alegria, por causa das dez obras aprovadas, 4 são de Santa Catarina”, disse.
sobre o prêmio
Projetado para inspirar conceitos inovadores e empreendedores por si só, o prêmio tem como objetivo identificar, sistematizar e disseminar relatórios de sucesso na atenção física número um (APS), desenvolvidos por meio de profissionais, técnicos e gestores de cuidados físicos do primeiro ponto de atendimento da Saúde Unificada. (SUS). ).
© 1996 – 2022 Engeplus Companies