181 é um canal de informações sem nome em Mato Grosso do Sul

Subsecretário de Comunicações,

em 28/02/2022 às 08:57 • Atualizado em 28/02/2022 às 08:58

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul possui um serviço de denúncias sem nome que mobiliza a sociedade no combate ao crime e à violência. A linha direta 181 é uma ferramenta vital que permite que os cidadãos expliquem e salvem seus crimes.

Os tipos de crimes que podem ser denunciados não se limitam à venda de drogas entorpecentes ou ao porte ilegal de armas. Você também pode denunciar a falta de pessoas, crimes ambientais, fugitivos da justiça, acusações de sucateamento de veículos roubados, mulheres ou jovens vítimas de violência doméstica, entre outros.

Deve-se notar que o 181 opera frequentemente 24 horas por dia. Os moradores de um dos 79 municípios podem registrar um boletim de ocorrência online ou por telefone sempre que tomarem conhecimento de um crime ou suspeitarem que um crime está prestes a ocorrer.

Desenvolvido no estado do Paraná e cedido ao Mato Grosso do Sul desde 2004, o Dique 181 passou a servir como uma denúncia de narco no combate ao tráfico, e após ser reformulado em 2011, passou a tratar de processos judiciais de todos os tipos de crimes.

A principal característica do serviço é o anonimato, já que o cidadão quer se identificar. Denúncias são recebidas, registradas e encaminhadas aos batalhões da Polícia Militar ou delegacias civis para verificação das informações. Denúncia expõe denunciantes a qualquer tipo de risco.

Permitir que a sociedade registre processos judiciais e colabore com a segurança pública, ampliando a efetividade das ações policiais; inspirar os cidadãos a se comportarem proativamente se testemunharem ou se conscientizarem dos estilos de vida de qualquer tipo de crime; coletar provas que têm efeito sobre a punição de autores de atos criminosos; desencorajar a prática de crimes, contravenções e descortesias, cortando o sentimento de impunidade através da opção de concordância através da sociedade, são alguns dos objetivos da linha direta.

As chamadas para 181 são fracas para os cidadãos. O serviço funciona sem interrupção através do site www. 181. ms. gov. br.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e representam a opinião deste site.

[email protected] (67) 3441-9363 (67) nove nove61nueve-3nineninenine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *