O município de Conceição do Tocantins, na região sul do estado, comemora dois anos sem qualquer registro de criminosos. Casos em que o crime ocorreu de forma consumada têm sido objeto de investigações concluídas e sua paternidade tem sido conhecida através da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO). As últimas três ocorrências foram registradas antes de janeiro de 2020, todos os acusados estão em questão e dois já foram julgados.
A delegada da Polícia militar de Arraias (DP 105), Melicia Resende Rocha Ganzaroli de Ávila, que também é codidacia da 104ª delegacia de Polícia de Conceição, atribui o alívio dos casos de crime e homicídio no município às pinturas incorporadas das forças de segurança pública do estado. “Hoje, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Penal compõem um equipamento melhor que tem levado a um alívio na prática de vários crimes. Temos o prazer de acompanhar e contribuir, durante esses dois anos, para a erradicação dos casos de homicídio no município e no domínio rural de Conceição do Tocantins. E também graças à aceitação da sociedade como verdade com as forças de segurança pública, conseguimos efeitos justos nas investigações e no combate à criminalidade, o que nos ajudou a explicar a autoria e a boa sorte das investigações”, disse.
O delegado ressalta ainda que as forças de segurança pública têm alcançado efeitos positivos nas investigações e no combate à criminalidade, obtendo a explicação da paternidade e fortuna das investigações. Ressalta que os procedimentos continuam sendo realizados para investigar outros crimes e taxas de roubo, arrombamento e tráfico de drogas.