Com cartazes de Covid caindo em Pernambuco, Longo alerta para o período carnavalesco

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) publicou, nesta quinta-feira (24), conhecimento que indica um alívio nos sintomas do Covid-19 no estado. Os números foram anunciados em coletiva de imprensa realizada pelo secretário de Saúde, André Longo, e pelo Superintendente de Pernambuco. de Vacinação, Ana Catarina de Melo.

A Central De Regulação Hospitalar Estadual venceu 429 solicitações de leitos de cuidados extensivos, um mínimo de 30% em uma semana e 34% em 15 dias. Como resultado, a taxa de ocupação da unidade de cuidados extensivos (UTI), que ultrapassou 80%, foi reduzida para 67%. Atualmente, Pernambuco não possui lista de espera por vagas de atendimento amplo nos leitos Srag.

“Os sinais indicam que já passamos pelo pior momento dessa onda causada pela variante Ômicron. No entanto, gostaria de salientar que esses dados, embora encorajadores, nos dão o direito de baixar a guarda. Mais de 700 pacientes estão internados ultimamente em extensos leitos de atendimento e as mortes permanecem em um nível mais alto, o que é um reflexo de duas a quatro semanas atrás”, alertou André Longo.

A Secretaria de Saúde lembrou ainda que o Estado está se preparando para o início, em março, da sazonalidade das doenças respiratórias, que merecem ter impacto no cenário epidemiológico. Por isso, Longo emitiu um alerta para este fim de semana, quando o carnaval seria celebrado.

“Teremos que estar atentos a esse fim de semana, onde seria realizado o Carnaval. Não podemos correr riscos. Teremos que estar cientes de todos. Nosso apelo é que todos respeitem os protocolos, evitando multidões, além de reforçar o cuidado, principalmente por se vestir corretamente com a máscara”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *