Jornal ADVFN Brasil › Ações › Aviso aos acionistas › Grupo Mateus avança em seu plano no Nordeste
Um ano e meio depois de uma das ofertas públicas iniciais (IPOs) mais emblemáticas da bolsa brasileira, o Grupo Mateus avança com seu plano de expansão no Nordeste.
O anúncio foi feito através da empresa (BOV: GMAT3) na sexta-feira (11).
Um dos maiores atacadistas fora do eixo Rio-São Paulo, a gigante do varejo – com faturamento anual de cerca de R$ 10 bilhões – chegou aos estados de Pernambuco e Bahia e espera acabar sendo a pioneira da região em cinco anos.
A estratégia, segundo o CEO da Mateus, Sandro Oliveira, é começar a avançar em uma região que a empresa já conhece e domina. Hoje, a Mateus conta com 210 lojas, somando suas marcas, dinheiro e transporte, supermercados, hipermercados, móveis e eletrodomésticos.
Mais do que uma parte dos grupos está no Maranhão, estado que é o berço da organização e onde ela domina, com percentual de 80%. Outros 73 números estão no Pará e treze no Piauí. A organização já adotou os pés.
“Percebemos a nova fonte de oportunidades de renda e onde é imaginável entrar com um ponto seguro de competitividade. É um balanço de contas e preenchemos as rotas”, explica Oliveira.
Sudeste
No entanto, o executivo descarta medidas mais ambiciosas no futuro, com a chegada da empresa em São Paulo, mercado regido pelos atacadistas Assaí e Atacadão.
“Se fracassássemos e ficarmos entediados. Quem sabe, em alguns anos olharemos para outras fronteiras. Não vemos barreiras à entrada, mas primeiro temos que nos fortalecer onde já estamos”, diz. Um dos métodos para entrar em outras regiões pode ser usar apenas uma das marcas que não o comércio atacadista, e em localidades do interior.
O cônjuge fundador da consultoria Varese Varejo, Alberto Serrentino, elogia o ramo de distribuição da rede, que está muito na região Norte, o que explica sua força local. Mas ele vê um movimento em direção aos centros urbanos do Sudeste com muitos desafios. , como a competição principal está se expandindo.
Para a presidente da consultoria AGR, Ana Paula Tozzi, a barreira de acesso de Mateus aos mercados do sudeste pode ter sido marcada. “Como se trata de uma operação regional, será obrigatório construir um símbolo de logotipo e uma data de aceitação. “como verdadeiro com um novo público”, diz ela.
Informações de disseminação
XHTML: Você pode usar essas tags:
Formulário enviado efetivamente!