Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar inflação e PIB no Brasil

Dólar

Euro

Uma das razões é o aumento da exposição aos fluxos monetários globais.

A invasão da Ucrânia através das tropas russas pode ter repercussões econômicas a mais de 10. 000 quilômetros de distância. O Brasil pode sentir os efeitos do confronto por pelo menos 3 canais: combustível, alimentação e comércio. A instabilidade na Europa Oriental pode não só ter um efeito sobre a inflação, mas levar a novos aumentos nas taxas de juros, prejudicando a expansão econômica para este ano, reduzindo o espaço para melhorar os custos e o consumo.

De acordo com a pesquisa latino-americana, divulgada esta semana pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a turbulência na Ucrânia deve agravar as incertezas que têm atormentado a economia mundial nos últimos meses. No Brasil, espera-se que os efeitos sejam ainda mais intensos. Uma das razões é a maior exposição aos fluxos monetários globais do que o resto da América Latina, com o dólar emergindo e o mercado de estoque caindo mais do que a média do continente.

A própria pesquisa, que entrevistou 160 especialistas em 15 países, constatou que o clima econômico está se deteriorando. Na média da América Latina, o índice de sentimento econômico caiu 1,6 ponto entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, de 80,6 para 79 exemplares. No Brasil, o indicador caiu 2,8 espécimes, passando de 63,4 para 60,6 espécimes, e apresentou o menor escore entre os países estudados.

Grande parte da queda existente se deve ao Índice de Situação Atual, uma das partes do indicador, que reflete a intensificação das tensões externas e dos custos do petróleo no início de 2022. O outro componente, o índice de expectativas, continuou a crescer, tanto no continente quanto no Brasil, mas a própria FGV alerta que o indicador que projeta o longo prazo também pode piorar se o confronto entre Rússia e Ucrânia continuar.

O Brasil usa combustível de ervas para forçar usinas termelétricas. Para o diretor da empresa pública, a perspectiva é que a elevação dos reservatórios das usinas hidrelétricas no início do ano possa compensar, pelo menos nesta fase do início do conflito.

Quanto à gasolina, a retomada da safra reduz o valor do álcool anidro, que também permite suportar a tensão do barril de petróleo em um primeiro momento. Desde novembro do ano passado, o litro do etanol anidro caiu 24,6% em São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo.

As maiores pressões sobre o combustível vêm do diesel, que não tem adição de etanol e subiu 3,78% em janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Estendido-15 (HICP-15), que pretende ser um instantâneo da inflação.

A crise no mercado de petróleo também está pressionando os alimentos. Isso porque a Rússia é o maior fabricante mundial de fertilizantes, que também são afetados pelo petróleo mais caro. Atualmente, o Brasil compra 20% de fertilizantes no mercado russo. no diesel também interfere nos preços dos alimentos, à medida que se move para frete mais caro.

Nesta semana, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que o Brasil está pronto para os efeitos econômicos da guerra. Segundo ele, o país possui reservas cambiais gigantes e uma pequena porcentagem de estrangeiros na dívida pública, o que ajudaria a lidar com os perigos de uma expansão prolongada. turbulência externa.

No entanto, se o dólar continuar subindo e a inflação não cair, o Banco Central poderá ser forçado a elevar a taxa Selic (taxa básica de juros da economia) mais do que o esperado. Nesse caso, a expansão econômica para este ano seria extra Na última edição do Focus, pesquisa semanal de estabelecimentos monetários divulgada pelo Banco Central, analistas de mercado elevaram a projeção oficial de inflação anual para 5,56% em 2022. Esta é a sexta semana consecutiva com um acúmulo na estimativa. A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu em apenas 0,3% este ano.

Com a Agência Brasil.

O alerta foi feito por meio de uma organização de cientistas ligados a estabelecimentos de estudo no Brasil e em artigo na Scientific Reports.

No quarto trimestre, o lucro foi de R$ 3,2 bilhões

O acúmulo de volume de negócios impulsionou o resultado positivo

UFSCar abre variedade para o cargo de Assistente Administrativo

UFSCar pode ter uma paralisação de serviço se o trabalho presencial não for retomado

Sem concurso, a DNA Consult ganhou quase 7 milhões de reais do corredor da cidade devido à pandemia

Torpedos

Julio Cesar e Leandro Guerreiro chegam a consenso para disputa eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *