Chuva
Tenente Portela – RS
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (27) anulou em decisão judicial que havia suspendido os decretos para o término dos contratos de BRT, uma fórmula de ônibus rápido em faixas exclusivas inauguradas na cidade em 2012. O anúncio foi feito através do prefeito Eduardo Paes em sua conta no Twitter.
“A resolução de ontem foi anulada e a desapropriação foi confirmada!A fórmula do BRT está de volta nas mãos: MobiRio. It vai levar tempo, mas vamos consertar a fórmula”, disse Paes.
Ontem (26), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) suspendeu a intervenção do corredor urbano no BRT. A decisão inicial, emitida pela juíza Georgia Vasconcellos da Cruz, atendeu a pedidos dos consórcios Internorte e Transcarioca.
A resolução de hoje é feita pelo primeiro vice-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Maldonado. Na decisão, o juiz de paz especifica que a gestão do serviço aos consórcios “garantiria a ineficiência” do BRT, pois prejudicaria a população.
“O serviço de transporte marítimo público através do BRT Rio S/A, é um fato público e notório, está longe de ser o menos razoável. Quando os consórcios operavam o serviço, dezenas de estações foram fechadas, várias outras foram depredadas e a intervenção que conseguiu se livrar delas do controle restaurou alguma ordem reabrindo as estações e colocando muitos ônibus articulados de volta à operação. “
A fórmula do BRT funciona através do conselho desde março do ano passado, com reclamações de quebra de obrigações contratuais por meio de consórcios. Para assumir o controle do BRT, a empresa pública MobiRio criou em dezembro, como parte de uma série de medidas para modernizar o serviço.
A Rio Ônibus, que representa as corporações do setor, considera ilegítima a intervenção municipal, pois o direito de defesa não teria sido respeitado. Segundo a entidade, a quebra do contrato devido à falta de equilíbrio econômico, uma vez que o corredor da cidade não assumiu suas funções, não inspeciona embarques clandestinos e não autoriza um reajuste tarifário por 3 anos.
Mini 23° Maxi 39°