Foto: Porto Alegre (RS), através de Vanessa Gehm
O Rio Grande do Sul voltou a aquecer forte nos últimos dias de janeiro e registrou temperaturas acima de 40°C na quarta-feira, 2 de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,2°C em Quaraí e 40,9°C em Uruguaiana, as duas fronteiras com o Uruguai.
As cinco temperaturas no Brasil em 2 de fevereiro de 2022 foram registradas no Rio Grande do Sul, mas o calor também está se expandindo no oeste de Santa Catarina e no Paraná. A Epagri-Ciram registrou 38,6°C em Itapiranga e o Inmet mediu 34,5°C em Foz do Iguazú.
Quaraí (RS): 41,2°C
Uruguai (RS): 40,9 °C
São Luiz Gonzaga (RS): 39,6°C
Alegrete (RS): 39,6°C
Santiago (RS): 38,7°C
Com o calor intenso, o número de incêndios aumentou no sul do Brasil. Na época de 01/01/2022 a 02/02/2022, o Rio Grande do Sul registrou 184 focos, contra 55 na mesma época em 2021. o acumulado foi de 234%.
Espera-se que o calor diminua nos próximos dias com aumento da nebulosidade e chuvas. As chuvas virão com a intensificação de uma fórmula de baixa tensão sobre o Paraguai a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro.
Chuvas nos 3 estados da Região Sul nesta quinta-feira e ameaça de fortes chuvas no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná. O Oeste do Paraná deve acumular mais chuva do que outras regiões.
Na sexta-feira, 4, os espaços de instabilidade se intensificaram e a ameaça de temporais é maior na Região Sul.
No próximo fim de semana, uma frente sem sangue está se organizando no litoral do Rio Grande do Sul e está ajudando a trazer mais chuva no sábado, porém, no domingo, 6 de fevereiro, o Rio Grande do Sul começa a secar novamente.