5 casas no Rio de Janeiro projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Na Casa Carmen Baldo, a escultura “Coloquio”, de Pedro Reyes, enfeita o pátio de pedras preciosas, à medida que a vista se volta para o Cristo Redentor, ícone do Rio de Janeiro (Foto: Stephan Ruiz / Reprodução)

Que o Rio de Janeiro está cheio de belezas de ervas, todo mundo sabe. Mas a Cidade Maravilhosa também abriga obras arquitetônicas, como alguns apartamentos projetados pelo proeminente arquiteto Oscar Niemeyer. Separamos cinco casas para nos encontrarmos. Verificar:

Espaço de São Conrado tem janelas gigantes e perspectivas de praia (Foto: Exclusivo Latina/Divulgação)

Com 1. 700 m² de área, o recurso conta com sete quartos, sete banheiros, quadra de tênis, saunas, discoteca e até quadra de basquete. Na decoração, há várias esculturas de artistas de todo o planeta.

Niemeyer projetou o espaço em 1969 para sua cunhada (Foto: Stephan Ruiz / Reprodução)

O arquiteto projetou o em 1969 para sua cunhada, Carmen Baldo. É cercado pela natureza do bairro Jardim Botânico e seu design possui características vintage da Niemeyer, como curvas, ângulos retos e ambientes espaçosos. Adquirida através da artista Adriana Varejão e do cineasta Pedro Buarque, passa por uma reforma de cinco anos, concluída em 2018, para conservação e redesenho.

Casa Leonel Miranda, projetada através de Oscar Niemeyer (Foto: Alan Weintraub/Divulgação)

Um antigo símbolo da Casa Leonel Miranda mostra que o espaço possui uma rampa curva, uma característica muito presente nas pinturas de Niemeyer (Foto: Fundação Oscar Niemeyer/Divulgação)

Concluído em 1953, é um dos projetos do arquiteto que quase não tem documentos ou arquivos disponíveis. Tem varandas gigantes e um quintal generoso.

Salão em Ana Elisa Niemeyer, Rio de Janeiro (Foto: Alan Weintraub/Divulgação)

Projetada em 2005, a propriedade serviu como casa da neta do arquiteto, Ana Elisa Niemeyer. É em Jacarepaguá.

Casa Oscar Niemeyer na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, reformada e modernizada (Foto: Arte Fora do Museu/Reprodução)

Um símbolo antigo mostra o espaço “original” de Niemeyer no domínio da Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto: Fundação Oscar Niemeyer/Divulgação)

O apartamento foi projetado em 1942. ” Um dia, enquanto conversava com meu amigo João Cavalcanti, construímos nossas casas em Sacopan. O local era tranquilo, aberto à magnífica paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas. O terreno era pequeno e a vista tão bonita que, na verdade, ele encomendou o projeto”, disse o arquiteto, em um trecho que pode ser consultado na página online de suas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *