Apesar da determinação de proibir o desfile de blocos de rua no carnaval de 2022 no Rio de Janeiro, muitos foliões foram pegos quebrando a regra neste feriado. Neste fim de semana, a equipe da CNN visitou vários bairros e descobriu multidões em outras partes do centro da cidade, causadas por membros de blocos da cidade. Até agora, a cidade do Rio de Janeiro fechou 8 blocos. (leia abaixo)
A resolução para proibir o carnaval de rua na cidade foi anunciada no mês passado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. A medida foi baseada no avanço da variante Ômicron do coronavírus. (leia abaixo)
Na mesma determinação, o município também tomou a decisão de adiar o desfile das escolas de samba da organização especial para o mês de abril, durante o festival Tiradentes. Até lá, o governo de aptidão que a situação epidemiológica merece ser mais favorável. . (leia abaixo)
O decreto que proíbe o desfile de blocos municipais pelo Rio de Janeiro permite que festas sejam realizadas em ambientes controlados, onde outras pessoas só podem fazê-lo com a apresentação do passaporte de vacinação Covid-19. (Leia abaixo)
Questionado pela CNN sobre a falta de fiscalização do carnaval de rua, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) disse que os agentes têm dificuldade em identificar os organizadores dos desfiles de rua, fazendo com que eles apliquem sanções, como multa. No entanto, a ata especifica que os funcionários públicos estão nas ruas tomando medidas para aconselhar e sensibilizar os foliões para evitar multidões.
Fonte: CNN