Postado por
dentro
Por
Brasil permitirá que ucranianos baixem passaportes humanitários
O presidente da República, Jair Bolsonaro, declarou nesta segunda-feira (28) que o Brasil adotará uma portaria para garantir o acesso dos ucranianos ao passaporte humanitário brasileiro. O anúncio foi feito em entrevista à rádio Jovem Pan e transmitido nas redes sociais do presidente. “Faremos o possível para receber o povo ucraniano”, disse ele.
Segundo Bolsonaro, a portaria que permitirá o acesso dos ucranianos por meio de passaportes humanitários deverá ser publicada nos próximos dias. O presidente disse que o Brasil manteria uma posição imparcial sobre o impasse Rússia-Ucrânia que começou na semana passada.
Nos últimos dias, o presidente já havia se pronunciado sobre o assunto, quando garantiu que o Brasil tinha sido transparente sobre sua posição “em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade territorial dos Estados”.
O presidente disse que não havia previsão para que o Brasil imponha sanções à Rússia na esteira do conflito. Segundo Bolsonaro, o Brasil tem uma “enorme dependência” de fertilizantes da Rússia e, em caso de sanções, o agronegócio seria “seriamente afetado”. “Não tenho muito sucesso nessas sanções”, disse ele.
O presidente Jair Bolsonaro voltou a pressionar o governo russo a preservar a soberania da Amazônia em discussões externas e disse que sem fertilizantes russos, o agronegócio brasileiro seria prejudicado, o que poderia levar à desconfiança alimentar e à inflação alimentar.
Bolsonaro também se referiu à denúncia do representante da Ucrânia no Brasil e disse que o Brasil terá que ter um equilíbrio nas relações entre os países.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que 8 funcionários do Itamaraty chegaram hoje a Varsóvia, capital da Polônia, para ajudar a resgatar brasileiros que não puderam retornar ao país devido ao confronto entre a Rússia e a Ucrânia. Essa organização em execução enviará um destacamento para Lviv, na Ucrânia, onde será criado um local de trabalho para brasileiros que querem deixar o país”, diz o post na rede social.
Fonte: Ag. Brasil
Jogador brasileiro que estava na Ucrânia chega ao Galeão
Representante da Ucrânia no Brasil sugere um entre presidentes
EUA fecha embaixada na Bielorrússia e recomenda deixar a Rússia
Assembleia Geral da ONU vota solução que condena ofensiva militar
Conselho de Segurança pede emergência da Assembleia Geral
Fechamento do espaço aéreo da UE para aeronaves russas
Portalrondonia. com Notícias e Região de Rondônia envie suas notícias para [email protected] ou através do nosso whats (6nine) nove ninenine426406