Publicado
Por
Os animais apreendidos na Operação “Bois Falsos”, que investigou um esquema que facilitou o envio ilegal de gado para o Acre, estão famintos. A denúncia foi apresentada através da advogada e presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Animais da OAB-AC, Vanessa Facundes. , também responsável pela ONG Patinha Carente.
Em uma postagem nas redes sociais, ele disse que ganhou vídeos mostrando o destino dos animais e que muitos até morreram.
“São animais de fazenda que foram apreendidos através do poder público, da Idaf, da empresa estadual de defesa agropecuária e florestal, e surpreendentemente estão famintos há dias e dias. Muitos já estão mortos, como você pode ver que há cadáveres nas fotos, me machuca o centro só de saber que os outros vivos notaram que outras vidas apodrecem, morrem de fome”, disse Vanessa.
A diretora técnica do Instituto de Defesa Animal e Florestal do Acre (Idaf), Jessé Monteiro, disse que os animais estão à disposição da justiça desde a apreensão e que o IDAF atuou na ação como “suporte técnico”. Segundo ele, os bois foram deixados na propriedade onde foram encontrados, após uma decisão judicial, e que estão sob o dever de um curador.
“Esses animais foram apreendidos porque o dono escapou dos impostos. Na operação, a partida anormal desses animais foi conhecida e a justiça ordenou sua prisão. os animais alugaram esse paddock e acabaram ficando com o proprietário do terreno após uma ordem judicial”, disse Monteiro.
Segundo o diretor, a empresa já realizou 4 inspeções sobre o paradeiro dos animais e mostrou que eles foram encontrados desnutridos. Um relatório contendo essas informações foi encaminhado à polícia civil para as providências cabíveis.
“Visitamos o imóvel 4 vezes, fizemos um relatório e transmitimos para a Polícia Civil, que o transmitiu à Justiça. Fomos fazer a pesquisa, para ver como estavam os animais. Vimos que eles tinham deficiências nutricionais, que faltavam pastagens”, disse.
Mais de cem animais foram apreendidos pela intervenção da Polícia Civil. A operação começou em fevereiro passado com a prisão de um ex-servidor do IDAF e 135 entradas falsas no sistema do instituto. Em outubro de 2021, a polícia introduziu a 5ª fase da operação. Os animais estão em um ativo na divisa entre o Acre e a cidade de Boca do Acre, no Amazonas.
Investigação fechada
O delegado que liderou as investigações, Pedro Rezende, disse que a investigação está muito atrasada e que todo o caso está a cargo do Poder Judiciário. Segundo ele, todos os dados sobre o cenário dos animais que ele transmitiu através do Idaf para a 3ª Vara Criminal.
“Minha investigação acabou, o caso está no tribunal e tudo o que a Idaf me deu, no mesmo dia, sem demora, comunicou à sentença da 3ª Vara Criminal, que ordenou a prisão. Só estou obedecendo a uma ordem judicial, disse o delegado.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) informou que aguarda o parecer do MP-AC para tomar decisões adicionais. A reportagem também entrou em contato com a Procuradoria-Geral da República, mas obteve reação até a última atualização da matéria. .
Em um post momentâneo na quarta-feira (17), a ativista disse que havia conversado com o Idaf e o MP-AC e que havia sido informada de que o Ministério Público Ambiental do MP havia enviado à Justiça um pedido de experiência no posto onde os animais estão. De fato, segundo ela, o administrador tem uma responsabilidade legal com os animais sob seus cuidados.
“Continuarei monitorando o cenário desses seres, graças à MP por proteger os direitos dos animais que falam, mas eles nos têm, como Comissão de Proteção Animal, estamos confiantes”, disse. Com informações do G1 Acre.
Assista a si mesmo no Youtube 3 vídeos de notícias, um membro e compartilhe.
Assista na página de notícias de 3 de julho no Facebook, torne-se membro e compartilhe.
Veja na página de notícias do Instagram em 3 de julho, seja membro e compartilhe.
Publicado
dentro
Por
O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior, viu na manhã desta sexta-feira (25), a estrutura do anel viário. . .
Edital – O Instituto ambiental do Acre (IMAC) e a Secretaria de Meio Ambiente e Povos Indígenas (. . .
A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul continua identificando alianças. A máxima recente é com o Banco Santander, que está chegando. . .
PMAC – Uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu no final do. . .
Uma guarnição da Gendarmerie do 5º Batalhão prendeu um indivíduo portando munições, entorpecentes e no mesmo cenário apreendeu um. . .
PMAC – Uma patrulha preventiva de policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), resultou na fixação de um calibre de espingarda. . .
A lei estabelece uma cruzada permanente para combater o racismo no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica O governo publicou um. . .
Bolsistas pré-I têm vaga garantida no Colégio Menino Jesus — Foto: Prefeitura de Vilhena/Reprodução Ministério da Educação. . .
Com o início do ano marcado pelo retorno das aulas escolares, o Procon de Cruzeiro do Sul, está atento à. . .
Concurso por meio da Controladoria-Geral da União totaliza 375 vagas de nível médio e superior. Os salários chegam a R$ 19. 197 – Foto:. . .
As oportunidades são para profissionais com ensino médio e superior; veja as vagas abertas – Foto: Reprodução O Banco da Amazônia. . .
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. . .
Wagner, de Humaitá, comemora gol marcado contra o Independência – Foto: Arquivo Pessoal/Manoel Façanha VITÓRIA DO TOURÃO Humaitá venceu o. . .
Adesg x Rio Branco-AC – Campeonato Acreano 2022 – Foto: Arquivo Pessoal / Manoel Façanha COMPROMISSOS Rio Branco-AC. . .
Rio Branco-AC divulga lista de similares para sua estreia no campeonato acreano – Foto: Manoel Façanha /Arquivo Pessoal Globo Esporte Acre -. . .
No Rio de Janeiro, mulher diz que foi dada grávida sozinha em banheiro e marido toma decisão de processar hotel
Após inundar cerca de 60% da cidade, um rio perde mais de um metro na Jordânia
Ministério da Saúde de Cruzeiro do Sul e funerárias alinham protocolos semelhantes às mortes de Covid-19
Centenário: morador de Assis Brasil e veterano da Segunda Guerra Mundial comemora cem anos de vida