Por Michelle Nichols
NOVA YORK (Reuters) – A Assembleia Geral das Nações Unidas, com 193 membros, começou a se reunir nesta segunda-feira para uma consulta especial sobre a crise da Ucrânia antes de uma votação esta semana para isolar a Rússia, denunciando sua “agressão contra a Ucrânia” e não é fácil para as tropas russas evitarem lutar e se retirarem do país.
A Assembleia Geral votará esta semana um projeto de solução para o texto que a Rússia vetou no Conselho de Segurança da ONU na última sexta-feira. Nenhum país tem poder de veto na Assembleia Geral, e diplomatas ocidentais esperam que a solução, que quer apoio de dois terços, seja aprovada.
Embora as resoluções da Assembleia Geral sejam vinculantes, elas carregam peso político. Os Estados Unidos e seus aliados veem a ação nas Nações Unidas como uma possibilidade de mostrar que a Rússia está afastada por causa da invasão da vizinha Ucrânia.
O projeto de solução já tem pelo menos 80 co-patrocinadores, disseram diplomatas na segunda-feira. Mais de cem países terão que se manifestar antes da votação da Assembleia Geral.
O embaixador da França na ONU, Nicolas de Rivière, disse: “Ninguém pode olhar para o outro lado, a abstenção é uma opção”.
As negociações de cessar-fogo entre autoridades russas e ucranianas começaram segunda-feira na fronteira com a Bielorrússia, enquanto a Rússia enfrenta um crescente isolamento econômico, mas terminou na segunda-feira sem progresso. Espera-se que uma nova assembleia tome uma posição nos próximos dias.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esperar que as conversações “produzam não apenas uma rápida cessação dos combates, mas também um caminho para uma solução diplomática”.
Guterres chamou no domingo a resolução do presidente russo Vladimir Putin de colocar as forças nucleares russas em alerta máximo de um “desenvolvimento arrepiante”, dizendo à Assembleia Geral que um confronto nuclear é “inconcebível”.
O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, chamou a ordem de Putin de colocar as forças nucleares russas em alerta máximo de “loucura”.
“Se ele precisa se envolver em suicídio, ele não quer usar um arsenal nuclear, ele tem que fazer o que o cara de Berlim fez em um bunker em 1945”, disse Kyslytsya à Assembleia Geral, referindo-se ao suicídio de Adolf Hitler.
Guterres também alertou para o efeito dos combates contra os civis e disse que pode se tornar a pior crise humanitária e de refugiados na Europa em décadas.
“Embora os ataques russos tenham basicamente como alvo instalações do exército ucraniano, temos dados confiáveis sobre edifícios residenciais, infraestrutura civil crítica e outros alvos não militares que sofreram sérios danos”, disse ele.
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, disse que os movimentos da Rússia na Ucrânia foram “distorcidos”. Ele disse à Assembleia Geral: “O exército russo representa um risco para os civis na Ucrânia, bombardeia áreas civis.
AMSTERDÃ (Reuters) – O Ministério Público do Tribunal Penal Internacional (TPI) deverá buscar a aprovação do tribunal na segunda-feira para abrir uma investigação sobre o. . .
VARSÓVIA (Reuters) – Os presidentes de 8 países da Europa Central e Oriental pediram nesta segunda-feira aos Estados-membros da União Europeia que. . .
Convidamos você a usar os comentários para interagir com os usuários, compartilhar suas opiniões e fazer perguntas de autores e de todos os outros. No entanto, para chegar ao ponto principal da discussão que todos apreciamos e esperamos, os seguintes critérios permanecem no cérebro:
Os autores de spam ou abuso serão removidos do site e proibidos de comentar a longo prazo a critério de Investing. com
Você tem certeza de bloquear %USER_NAME%?
Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta em Investing. com.
%USER_NAME% foi efetivamente adicionado à sua lista negra
Já que você desbloqueou essa pessoa, você deve esperar 48 horas antes de trancá-la novamente.