A desinformação abunda em torno da crise russo-ucraniana. Você não precisa olhar longe para encontrar imagens e vídeos falsos que mostrem conflito, especialmente nas mídias sociais. Mas a mídia, cães investigativos e verificadores de fatos estão revidando, com equipamentos que lhes permitem decifrar o que é uma notícia genuína e falsa nesta invasão da Ucrânia. Veja como:
Em um momento em que muitas outras pessoas estão recorrendo às mídias sociais em busca de informações, nunca foi tão importante verificar suas fontes. Você pode localizar os mesmos símbolos com uma descrição semelhante?Neste caso, o símbolo ou vídeo é provavelmente real.
VEJA TAMBÉM: Jogo global rompe laços com russos e patrocinadores
As pessoas também podem ser críveis quando se trata da crise russo-ucraniana: basta verificar suas referências. Alguém como Eliot Higgins é um exemplo maravilhoso. A organização de Higgins, Bellingcat, compilou uma planilha semelhante ao conflito russo-ucraniano.
A prestigiada organização de notícias Nieman Lab também preparou um artigo com recursos confiáveis para outros que precisam permanecer na crise.
Muitas fotos e vídeos do confronto russo-ucraniano postados nas redes sociais são falsos. As pessoas compartilham vídeos de anos atrás ou, em alguns casos, de um acidente completamente diferente. Há coisas que você pode verificar com seus próprios olhos, por exemplo, se o símbolo parece antigo. Neste caso, pode ser apenas uma farsa.
Outra maneira confiável de verificar quando um meio de comunicação foi publicado é se opor à busca de símbolos. A organização sem fins lucrativos The News Literacy Project oferece um vídeo instrutivo sobre como fazer isso.
É fácil, é fácil. Você pode realizar uma pesquisa de símbolos opostos no Google clicando em Imagens no canto superior direito da plataforma. Clique no ícone da câmera na barra de pesquisa e há duas táticas para pesquisar: através da URL do símbolo ou através do registro que você precisa pesquisar.
Usando a URL do símbolo, clique com o botão direito do mouse no símbolo e “Copiar endereço de imagem”. Cole-o em “Pesquisa através da imagem” no Google e ele vai procurar o símbolo em toda a web.
VEJA TAMBÉM: Bilionários russos pedem fim da guerra na Ucrânia
Você também pode pesquisar no Google via Download: Salvar o símbolo em seu computador e navegar para esta pasta, registrá-lo e o Google realizará uma pesquisa de símbolos opostos.
Dê uma olhada nos efeitos e tenha em mente que o resultado inicial do Google é necessariamente qualquer coisa em que você possa confiar. Mas se você olhar para as “imagens visualmente semelhantes”, você pode ver se a foto aparece em uma página online respeitável, como as principais notícias. origem ou a página on-line de uma organização de verificação de fatos.
Para ser mais confiante, você pode comparar sua pesquisa no Google com outras equipes de pesquisa de símbolos como o TinEye.
Todo usuário tem o dever de salvá-lo e lutar contra a desinformação. Você pode fazer parte disso compartilhando documentos como este texto, que ensina como desmistificar fotos e vídeos falsos. Verifique também todos os seus recursos: nunca poste nada nas mídias sociais que você não possa ser autêntico.
Seguir as pessoas certas no Twitter e em outras redes é um bom começo. Em seguida, certifique-se de verificar, verificar e verificar antes de compartilhar. Na dúvida, não poste o símbolo e entreviste outras pessoas que não conseguem encontrar onde seus posts vieram aqui.