Por Tommy Wilkes
LONDRES (Reuters) – É provável que a Rússia fique inadimplente com sua dívida externa e sua economia sofrerá uma contração de dois dígitos este ano depois que o Ocidente introduziu sanções de escala e coordenação sem precedentes, disse uma organização bancária global nesta segunda-feira.
O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) estimou que algumas das reservas cambiais do Banco Central russo estão em países que impuseram congelamento de ativos, reduzindo a capacidade de decisão do banco de formular políticas.
O Banco Central, que elevou as taxas de juros na segunda-feira e introduziu controles de capital, priorizaria os poupadores domésticos protetores, com investidores estrangeiros colocados “na parte inferior da lista”, disse o IIF.
“Se estamos aqui e essa (crise) piorar, é provável que haja inadimplência e reestruturação”, disse Elina Ribakova, economista-chefe adjunta do grupo de lobby, em uma teleconferência.
Ele disse que um default era “extremamente provável”, que a quantidade relativamente pequena de ativos estrangeiros (cerca de US$ 60 bilhões) na dívida russa limitaria as consequências.
A inadimplência dos títulos domésticos é muito menos provável, acrescentou.
O Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças da Rússia não responderam aos pedidos de comentário.
A Rússia invadiu a Ucrânia na semana passada, levando o Ocidente a impor uma série de sanções. Entre eles, o congelamento dos ativos do Banco Central da Rússia, a retirada de muitos bancos russos da fórmula de pagamento global SWIFT e uma lista de entidades cujos ativos estão bloqueados no exterior. A Rússia chama a ação de seu exército na Ucrânia de “operação especial”.
As sanções enviaram o rublo para níveis recordes na segunda-feira, com investidores ocidentais lutando para desfazer ativos russos enquanto o país está isolado.
Ribakova, do IIF, disse que as medidas, que podem ser ainda mais duras, são “as sanções econômicas mais duras já impostas a um país” e fariam com que a economia russa caísse livremente, com contração de dois dígitos este ano e inflação de dois dígitos. Nada mau.
Ela disse que a conversão dos ativos da moeda nacional russa em rublos também estava sobre a mesa, o banco central está relutante em colocá-lo em prática em um primeiro momento, enquanto tenta salvar poupadores domésticos agredidos.
O Banco Central mantém medidas para tentar acalmar os mercados, adicionando mais aumentos nas taxas de juros, oferecendo liquidez aos bancos nacionais e restringindo os fluxos de capital. Também poderia ser forçado a impor feriados em uma corrida bancária, disse o IIF em um relatório. publicado na segunda-feira e redigiu o avanço das sanções mais recentes.
Ribakova retirou cerca de US$ 10 bilhões dos bancos russos apenas na sexta-feira.
As sanções podem ser mais duras, adicionando uma proibição de entidades americanas e europeias negociando a dívida pública russa existente, ampliando a lista de estabelecimentos proibidos da SWIFT e removendo exclusões da indústria relacionada à energia.
Tais medidas gerariam perigos financeiros, industriais e de contágio também para a economia global e, especialmente, para a Europa, acrescentou Ribakova.
Em seu relatório anterior, o IIF disse que, se os maiores credores da Rússia, Sberbank e VTB, forem expulsos da SWIFT, espera “uma desestabilização básica de todo o sistema monetário, com profundas implicações para a economia genuína”.
Um documento elaborado por meio do Instituto ACI, em parceria com o Conselho de Liderança da KPMG Brasil, cita nove perigos emergentes importantes que querem ser monitorados em 2022 e o. . .
Por Daphne Psaledakis e Andrea Shalal e Steve Holland WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos proibiram nesta segunda-feira transações. . .
Convidamos você a usar os comentários para interagir com os usuários, compartilhar suas opiniões e fazer perguntas de autores e de todos os outros. No entanto, para chegar ao ponto principal da discussão que todos apreciamos e esperamos, os seguintes critérios permanecem no cérebro:
Os autores de spam ou abuso serão removidos do site e proibidos de comentar a longo prazo a critério de Investing. com
Você tem certeza de bloquear %USER_NAME%?
Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta em Investing. com.
%USER_NAME% foi efetivamente adicionado à sua lista negra
Já que você desbloqueou essa pessoa, você deve esperar 48 horas antes de trancá-la novamente.