Íris e o Programa Científico Chefe se reúnem com os secretários da Câmara Municipal de Sobral para fornecer as plataformas Big Data Social e CzRM

Promover o uso do conhecimento para a tomada de decisões no setor público e estruturar a progressão das plataformas de conhecimento é um componente da Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e Chefe do Programa Científico. Entre os avanços dos projetos estão: Social Big Data e a Plataforma de Gestão de Relações Cidadãs — CzRM (Gestão de Relações Com o Cidadão). Ambos foram apresentados na semana passada aos secretários municipais do Município de Sobral, com o objetivo de trocar relatórios e promover colaborações nas áreas de conhecimento e transformação virtual.

A Coordenadora Geral de Íris, Jessika Moreira, explica que essa apresentação é fundamental para fortalecer a cooperação entre Íris e o Município de Sobral. “É a partir desse momento, a apresentação dos projetos, que podemos vislumbrar movimentos conjuntos entre as instituições. “

Com o objetivo de integrar o conhecimento para ajudar a perceber a caixa de proteção social, surgiu o Big Social Data. “Compreender o perfil das famílias e comparar a efetividade dos movimentos e políticas públicas implementados em todo o Estado faz parte do impacto da Plataforma Social big data. O Big Data apresenta várias análises e nos mostra, por exemplo, que 8 em cada 10 chefes de casa no estado são mulheres”, explica Marianna Gonçalves, gerente de Produto da Íris.

O Cientista Chefe de Dados e Transformação Digital do governo do Ceará, José Macêdo, também explica que o Big Data traz tanto a faceta da transparência no quadro da cobertura social quanto dá ao gestor a oportunidade de implementar uma gestão baseada em evidências.

Com CzRM, a coordenadora da atribuição do Big Data Ceará do programa Cientista Chefe e Cientista de Dados da ÍRIS, Ticiana Linhares, ilustra o fato de que a fórmula mostra se o círculo de parentes participa de um programa social: “A plataforma permite ao gestor visualizar o que pode ser avançado na vida das famílias”, explica.

O secretário de Planejamento e Gestão de Sobral, Ramom Carvalho, comentou após as apresentações que acredita na integração do conhecimento na tomada de decisão. “Ter conhecimento e organizá-lo para que você possa consultar o procedimento de tomada de decisão da gestão é uma forma de melhorar esse procedimento. “Não podemos tomar decisões sem informações”, disse Ramom.

A assembleia também contou com a presença da secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; o Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima; e a secretária de Fazenda de Sobral, Socorro Oliveira.

Das 9h às 18h

(85) 3466-4000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *