Mato Grosso é foco nacional na implantação do CAR com 50 mil analisados

Com mais de 50 mil Registros Ambientais Rurais (CAR) analisados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), Mato Grosso está avançando na regulação ambiental.

Você quer ser informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e saiba mais sobre todas as novidades (ACESSE AQUI).

Quanto ao número de registros, o estado analisou mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4% para o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado foi um precursor desse sistema de registro e agora é protagonista no status quo do mecanismo.

“Mato Grosso é o estado da federação com funcionalidade de regulação ambiental no país. A média nacional é de 4% das instâncias analisadas, enquanto em Mato Grosso temos 41% das CARs analisadas, diz ele. Em termos de cerca de 54 milhões de hectares registrados no Sistema de Registro Ambiental Rural (Simcar).

O domínio mais gigante analisado está localizado em propriedades gigantes, que possuem mais de 15 módulos fiscais. Em termos de domínio, constituem 71% dos espaços analisados, com 5. 858 propriedades. As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, representam 10% do domínio analisado, com 3. 781 registros totalizando cerca de 3 milhões de hectares. Cerca de 8. 000 registros vêm de propriedades médias, entre quatro e 15 módulos.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todas as moradias e posses rurais. O proprietário também do registro, que atesta a regularidade ambiental e conformidade dos bens com a legislação ambiental vigente.

Registros validados

Atualmente, a validação do CAR atinge 15% do que está inserido no sistema, ou seja, certifica que as mercadorias estão em dia com a legislação ambiental e que a regularização ambiental foi implementada.

A construção dessa taxa baseia-se na melhoria dos dados inseridos nos sistemas através dos usuários. Para isso, os interessados podem utilizar a ferramenta Mapa CAR, disponível na internet, que analisa o procedimento antes de submetê-lo ao órgão ambiental

“O Mapa CAR é uma plataforma projetada em combinação e serve a rede externa para se cadastrar da forma exigida através do sistema mato-grossense, e com isso, acumular o número de validações. Hoje, entendemos a qualidade inadequada dos dados para validação. em processos máximos”, explica o secretário.

A ferramenta é uma iniciativa do Instituto Ação Verde, em colaboração com o governo estadual, e pode ser vista em https://www. mapadocar. com. br/.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do DIÁRIO da Anoticiamt. com. br. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região (anoticiamt. com. br) removeria, sem prévio aviso, comentários que não atendam aos critérios impostos neste aviso ou que não sejam objeto do artigo comentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *