Chuva
Tenente Portela – RS
Há escassez de juízes em quase parte dos municípios gaúchos. Dos 165 municípios do estado que possuem fórum para obtenção de programas judiciais em sua região, há vagas para magistrados em 79 (47,8%). No total, há 235 cargos judiciais vagos de primeiro grau no estado, representando 27% de falta de pessoal na categoria.
O Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) garante que nenhum cidadão fica sem atendimento, mas reconhece que a falta de juízes acaba causando atrasos no andamento dos 5,5 milhões de processos. Em geral, as vagas acabam sendo preenchidas por outros juízes da mesma comarca.
No entanto, em 32 fóruns espalhados pelo estado, não há juiz titular. Em 8 delas, há duas vagas, ou desocupadas. Na maioria dos casos, o suplente trabalha em uma localidade próxima e viaja uma vez por semana para atender o bairro vizinho. No total, atualmente, no Rio Grande do Sul, um contingente populacional de 850 mil pessoas, espalhados por 74 municípios, possui a escala semanal de uma autoridade judiciária.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as novidades do Site Clic Portela no seu celular! Clique aqui e inscreva-se no nosso grupo de WhatsApp.
■ Siga-nos no Instagram:
Clique aqui e todas as publicações do sistema de comunicação provincial do Tenente Portela.
Mini 18° Maxi 28°