28/02/2022 13:47, atualizado em 28/02/2022 13:47
Os sites de vários meios de comunicação russos foram hackeados na segunda-feira (2/28), quando as tropas do país avançaram para a Ucrânia e tentaram tomar a capital, Kiev.
De acordo com a Reuters, ao acessar as páginas, era imaginável ver uma mensagem condenando o confronto entre a Rússia e a Ucrânia, que chega ao quinto dia desde a invasão do território ucraniano em 24 de fevereiro.
“Caros cidadãos, pedimos que evitem essa loucura, enviem seus filhos e maridos para a morte certa. [Presidente russo Vladimir] Putin nos obriga a mentir e nos coloca em perigo”, diz o texto.
Eventos conflitantes entre a Rússia e a Ucrânia, que desencadearam conflitos armados, colocaram o mundo em alerta para uma guerra primária imaginadaAnastasia Vlasova/Getty Images
A confusão, no entanto, não vem de hoje. Além da disputa sobre influência econômica e geopolítica, um contexto antigo que se relaciona com o século XIX seria possivelmente o conflito Agustavop/Getty Images.
A localização estratégica da Ucrânia, entre a Rússia e o componente oriental da Europa, serviu como uma zona segura para a antiga URSS durante anos. Por essa razão, os russos consideram essencial manter sua influência sobre o país vizinho e impedir os avanços das partes em guerra imagináveis Pawel. gaul/ Getty Images
Na verdade, o vasto território ucraniano impede um ataque bem sucedido do exército à capital russa. Uma Ucrânia aliada à Rússia deixa inimigos imagináveis da Europa a mais de 1. 500 km de Moscou. Uma Ucrânia oposta, no entanto, reduz o buraco para pouco mais de 600 km. Getty Images
Presidente russo Vladimir PutinAndre Borges/Esp. Metrópole
Uma das exigências de Putin é que o Ocidente certifique-se de que a Ucrânia não se inscreva na organização liderada pelos EUA. Para os russos, a presença da OTAN e para os ucranianos representa uma ameaça à segurança do paísPoca/Getty Images
A Rússia iniciou a educação militar com seu aliado bielorrusso, que faz fronteira com a Ucrânia, e invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro Kutay Tanir/Getty Images
Por outro lado, a OTAN, composta por 30 países, tem presença na Europa Oriental e colocou em alerta as instalações militares da OTAN/Apocalipse.
Embora tenha atraído atenção nas últimas semanas, a nova falência no confronto entre as duas nações foi reiniciada no final de 2021, quando Putin enviou 100. 000 soldados na fronteira com a Ucrânia. Os dois países, uma vez parte da União Soviética, têm uma disputa territorial de longa data.
Além disso, para o governo ucraniano, o confronto é uma espécie de continuação da invasão russa da península da Criméia, que tomou posição em 2014 e deixou mais de 10. 000 mortos. Na época, Moscou se aproveitou de uma crise política no país vizinho. e a forte presença dos russos na região para integrá-la em seu territórioElena Aleksandrovna Ermakova/ Getty Images
Desde então, os ucranianos acusaram os russos de táticas de guerra híbridas para desestabilizar constantemente o país e financiar equipes separatistas que minam a soberania do Estado will.
Segundo especialistas, o choque tem potencial para ter um impacto econômico em todo o mundo. Os países da Europa Ocidental, por exemplo, temem a interrupção da fonte do gás natural, o que é imperativo para muitos deles. Vostok/Getty Images
Embora o Brasil não tenha laços econômicos similarmente aplicáveis com as duas nações, só poderia ser afetado pelos custos do petróleo. Vinícius Schmidt/Metrópoles
Entre os sites envolvidos estavam a empresa de notícias estatal russa Tass e os sites de notícias rbc. ru, kommersant. ru, fontanka. ru e iz. ru. Todos eles postaram a mensagem em sua página inicial.
De acordo com alguns meios de comunicação russos, a mensagem foi escrita através do Anonymous, uma organização de hackers estrangeira que invadiu criminalmente arquivos na Internet desde 2003.
No sábado (2/26), o site oficial do governo russo, o Kremlin, quebrou. Ao visitar o endereço de Internet do governo russo, uma mensagem indicava que o site não era acessível. A queda do site oficial como resultado de uma série de ataques cibernéticos contra o governo russo e endereços da mídia estatal.
As delegações da Rússia e da Ucrânia se reunirão na segunda-feira para tentar negociar um possível cessar-fogo no impasse entre os países. Esta é a primeira vez que os representantes das duas nações se encontram desde que a Rússia começou o confronto. A discussão ocorre na fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia.
Para o governo ucraniano, além da interrupção do conflito, o objetivo da assembleia é negociar a saída das tropas russas que invadiram seu país.
O governo russo de Vladimir Putin disse que esperava que as negociações começassem imediatamente, mas se recusou a dizer quais são os objetivos da assembleia.
A ação é um crime de guerra. Segundo a Anistia Internacional, uma das denunciantes, o uso resultou na morte de civis.
Conheça os destinos nacionais e estrangeiros selecionados pela população de Brasília para as festividades de carnaval
Os países têm narrativas antagônicas sobre ataques a civis. Um comboio carregado de tanques e carros blindados se aproxima de Kiev.
Os dois abordados estavam na mesa da cozinha da xepa falando sobre a votação e pediram trabalho conjunto para continuar no espaço da realidade
De acordo com a empresa nas imagens, pilhas de veículos blindados e tanques estão indo em direção a Kiev.
Todos os direitos reservados.