Fellows do IFMS conquistam o primeiro lugar na IX Science Cup no México

Cobertor

Mato Grosso do Sul, 23 de janeiro de 2022

Mato Grosso do Sul, 1º de março de 2022

Tudo começou em março de 2021, quando as bolsistas Samyra Jamilli Prestes e Isadora de Matos Morais do 7º semestre do Técnico em Informática do Campus Ponta Porã iniciaram as atividades de atribuição de estudos: Geoquilombolas: mapeamento e visibilidade das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul, registrado na make 009/2021 para a variedade de atribuições de estudo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A atribuição é coordenada pelos professores João Batista Alves de Souza e Ana Paula Macedo Cartapatti.

O objetivo da tarefa Geoquilombolas é produzir uma página online www. geoquilombolas. com. br das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul. Além disso, a tarefa realizou o mapeamento da produção espacial das comunidades quilombolas no estado de Mato Grosso do Sul (mapa interativo na página principal). Com a criação da página Online Geoquilombolas, começou o mapeamento virtual das 22 comunidades quilombolas habilitadas por meio da Fundação Cultural Palmarès (FCP).

Até o momento, foram disponibilizadas páginas para cada comunidade quilombola, que além da localização do território, inclui informações, vídeos e fotografias sobre a criação, organização, manifestações culturais e devotas e o procedimento de resistência dessas comunidades. As vinte e duas comunidades quilombolas estão localizadas em quinze municípios do estado de Mato Grosso do Sul, dos quais 4 possuem campi do IFMS; Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados.

Em outubro de 2021, a comissão de geoquilombola apresentou-se na Feira de Ciência e Tecnologia de Ponta Porã – FECIFRON 2021, as pinturas ocuparam o 1º lugar na categoria Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística e ganharam credenciais para o V Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias – V COINTER – PDVGT 2021 – Recife – PE, Copa Mexicana de Ciências e Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) que acontece de 14 a 26 Marcha na USP – São Paulo.

Os alunos Samyra e Isadora apresentaram as pinturas de Geoquilombolas no início de dezembro de 2021 e ficaram em 2º lugar na modalidade 3 do V COINTER- Recife – PE. QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO DO SUL foi apresentada na IX Science Cup do México e ficou em 1º lugar na categoria ciências sociais e comportamentais. Além de classificar a feira mexicana, os bolsistas obtiveram credenciais para o encontro de jovens pesquisadores da Espanha, que será realizado na Espanha na época de parte de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *