Fiocruz capacita mais 80 mil pessoas para enfrentar epidemias

Um programa educacional desenvolvido por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mato-grossense e da Secretaria de Vigilância em Saúde oferecerá cursos para outras 80 mil pessoas sobre como lidar com o surto COVID-19 e outros surtos virais. O programa que será apresentado na próxima terça-feira, dia 15, é absolutamente frouxo e a participação não é reservada para profissionais de fitness.

Segundo a Fiocruz, o programa educativo de vigilância e cuidados físicos no combate ao Covid-19 e doenças virais (VigiEpidemic) terá um primeiro nível com 4 cursos de autoaprendigo e dois cursos complementares que são opcionais e possuem certificação de tutoria e especialização.

Os conteúdos e recursos pedagógicos foram desenvolvidos com a participação de professores e acadêmicos de diversas instituições de ensino e estudo. Dos cerca de 80 mil bolsistas esperados no Brasil, mil poderão baixar um certificado de especialização no programa, por meio de chamamento público.

De acordo com a coordenadora de escolaridade da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Debora Dupas Gonçalves do Nascimento, o objetivo da VigiEpidemia é disseminar a qualificação de quadros de aptidão e profissionais, gestores e atores da região para enfrentar o Covid-19 e outros surtos das doenças transmissíveis pelo vírus no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O lançamento da exposição ocorrerá por meio de uma webcast ao vivo, na qual uma mesa circular com pesquisadores tomará uma posição sobre o tema: Vigilância em saúde em epidemias/pandemias: o que esperar em 2022?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *