Mais de 35 kg de pescado e 1900 metros de rede foram apreendidos no Bico do Papagaio, última fase da Operação Piracema 2021/2022.
Grupos de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Batalhão de Meio Ambiente da Polícia Militar (BPMA) e de outros órgãos parceiros concluíram nesta segunda-feira, 28, a fase final da Operação Piracema 2021/2022, para combater a pesca predatória na era da criação de peixes no Tocantin. Em Baido Papagaio, foram apreendidos e doados 37 kg de peixes, cerca de 45 peixes foram devolvidos à natureza, 1. 900 metros de rede e 4 gaviões foram recolhidos.
A ação realizada, entre os séculos 22 e 27, teve como alvo os rios de norte a sul do Tocantins, além de desgastar pinturas educativas em 3 fronteiras estaduais.
Foram apreendidos 12. 150 metros de redes de outras malhas; 17 aves, coletadas e devolvidas à natureza; além de duas capivaras, um cervo de ovas (cervo de ovas) e 72 kg de peixe abatido. Eles também garantiram 11 arraias, 14 pindas, duas armas de fogo, uma espingarda estilo 22.
O chefe da fiscalização ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, disse que a ação ocorreu de 22 a 27 de fevereiro nos rios Tocantins e Araguaia, no ramal entre os municípios de São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, Esperantina e Araguatins.
Ao mesmo tempo, outra equipe embaralhou o domínio conhecido como Encontro das Águas, em referência à confluência dos rios Tocantins e Araguaia, em um trabalho de inspeção meticuloso, resultando na apreensão de 6. 400 metros de brânquias de outras malhas. “Todos os peixes, ainda vivos, foram recolhidos e passados pela equipe de inspeção para seu habitat herbário, onde continuarão seu ciclo reprodutivo, mantendo assim seu importante papel no equilíbrio do ecossistema aquático local”, disse o funcionário. .
De acordo com o relatório da operação, por se trata de uma tríplice fronteira entre os estados do Tocantins, Maranhão e Pará, a equipe intensificou as tabelas de educação ambiental, oferecendo dados semelhantes ao final da temporada aos cidadãos dos 3 estados. e a regulamentação da pesca sob a legislação ambiental vigente.
Os registros sugerem que espécies de aves silvestres foram descobertas em cativeiro, sem a permissão do órgão ambiental correspondente. “No total, 17 aves foram recolhidas e soltas em seu habitat herbário, somando cinco Canários terrestres, dois Papas-Capim, um Guriatã, um bigode, sete Curiós e um Sabiá. A equipe de fiscalização nunca antes percebeu que se trata de uma operação de combate ao cativeiro anormal de transeuntes selvagens na região e que são esperados desmembramentos adicionais”, relatou Cândido José Neto.
bico de papagaio
Entre os dias 24 e 27, como parte de uma operação conjunta com o BPMA, uma equipe de guardas do Naturatins visitou os municípios de Tocantinópolis, Aguiarnópolis e São Miguel do Tocantins. Durante a ação, foram apreendidos e doados 37 kg de peixes, cerca de 45 peixes foram repassados para a natureza, 1. 900 metros de rede e 4 gaviões foram recolhidos.
Região Central
A equipe de inspeção posterior descobriu que um veado (veado) disparou contra um local de caça às margens do Rio Araguaia, próximo ao município de Caseara, e o agressor fugiu. O espécime coletado foi incinerado no aterro de Araguacema. Na investigação, sete gaviões, 4 ganchos de pinda e 3. 000 metros de redes também foram apreendidos.
região oeste
Entre Lagoa da Confusão e Caseara, outra equipe de fiscalização do Naturatins, com apoio de órgãos de spousal, fez apreensões de animais abatidos e armas de fogo. “No domínio rural do município de Lagoa da Confusão, foi chamada a técnica de um veículo com 3 ocupantes, portando duas armas de fogo calibre 22 e a polícia militar para os procedimentos correspondentes. Em seguida, outro veículo técnico transportava capivaras de dois tiros e um carro de estupro foi emitido no valor de R$ 1. 000, além da destruição do produto de caça”, diz o chefe da inspeção, lembrando que as operações continuaram por meios aquáticos e terrestres.
Região Sudoeste e Sudeste
Na ilha de Bananal, a equipe do Naturatins em serviço coletou 300 metros de rede e uma linha de 20 metros de comprimento. A equipe percorreu os rios Mercedes, Javaés, Chumbeiro e Araguaia como parte de uma operação conjunta com a polícia militar de Mato Grosso e o Comandos do Araguaia Shooting Sports Club. E em Dianópolis, a equipe de inspeção subsequente registrou a coleta de 550 metros de brânquias correspondentes e dez pindas.
licenças de pesca
O Naturatins fornece assessoria passo a passo para a emissão de licença de pesca através do portal Sigam no site do Instituto. No entanto, é obrigatório desativar o bloqueador pop-up, bem como, em caso de recuperação de senha, verificar a caixa de spam do e-mail cadastrado.
Em caso de dúvidas, faça o canal de comunicação do Sigam no WhatsApp pelo telefone (63) 9958-8829. O usuário também pode baixar dados de qualquer unidade da agência.
passo a passo
Passo 1: Vá para o endereço: https://to. passv. br/naturatins e vá até a barra de menu e clique em Sigam – acesso externo.
Passo 2: Depois de inserir o acesso externo, se você já estiver cadastrado no sistema, basta fazer login. Caso contrário, você precisará fazer login na barra direita da tela, clique em “Eu li e estou satisfeito com as situações”. de forance líquida” e preencha o formulário anexando um documento com foto, CPF e comprovante de endereço, que deve estar em formato pdf.
Passo 3: Após concluir o cadastro, o usuário terá que aguardar a validação do cadastro, que leva até dois dias corridos. No entanto, dentro de 30 minutos ele é liberado.
Passo 4: Uma vez validado o cadastro, faça login no sistema Sigam.
5º passo: uma vez logado, na barra mais sensata vá para “quadro”, em seguida, clique em “sim” quando a caixa “esta opção vai gerar um registro de enquadramento na chamada do usuário” aparece.
Passo 6: Vá para “Licença de Pesca Amadora” e as próximas duas perguntas.
Passo 7: Gere o ticket que precisará ser pago em até dois dias. E então basta seguir o estágio através do sistema Sigam.
Para ver o tutorial passo a passo, clique no link.