Mato Grosso tem 47 municípios em alerta máximo em caso de chuvas fortes

Afetação. . .

‘reação’

Podem ocorrer chuvas de 30 a 60 mm/h, além de ventos de 60 a 100 km/h, nas regiões sudeste, sudoeste e centro-sul; a empresa estatal orienta a população

Fachada da Defesa Civil – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

As chuvas intensas continuam predominando em Mato Grosso, com maiores volumes esperados nas regiões Sudeste, Sudoeste, Norte e Centro-Sul. A Defesa Civil do Estado publicou, nesta segunda-feira (14), um alerta laranja indicando o perigo de tempestades em 47 municípios do Estado. Pode haver chuvas de 30 a 60 mm/h, além de ventos de 60 a 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Cruz, uma organização do corredor da cidade, agentes municipais de defesa civil e bombeiros do exército mato-grossense, está correndo para minimizar os efeitos e danos das chuvas.

“Nas áreas rurais estamos trabalhando com os municípios para manter as pontes e estradas, até agora não há relatos de vítimas, férias ou mesmo mortes por causa das chuvas. Em áreas urbanas, por outro lado, aconselhamos verificar as condições dos telhados. e calhas, os cidadãos fiquem atentos aos ralos e canos que devem ser cegos e transparentes para evacuar a água da chuva”, disse o tenente-coronel.

Relatórios da Defesa Civil já sugerem que alguns municípios de Mato Grosso já estão em situação de emergência declarada, como Água Boa, Confresa, Gaúcha do Norte, Luciara, Nova Bandeirantes, Paranatinga, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica. “Com isso, essas cidades podem agora mais facilmente disponibilizar recursos federais para movimentos que minimizem os efeitos dos danos causados pelas chuvas. “

Para esta semana, a classificação de alerta de perigo laranja considera os seguintes municípios: Alto Garças, Araputanga, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Castanheira, Colniza, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Itiquira, Jauru, Juína, Juruena, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora do Livramento, Nova LacerdaArray Nova MarilândiaArray Nova Olímpia , Pedra Preta, Poconé, Pontes y Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro MarcosArray Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingo

Serviço gratuito de SMS com alerta

A população pode ser notificada via SMS das chuvas. Os alertas vêm com a ameaça de inundações, inundações, tufões ou deslizamentos de terra, entre outros eventos. lugar. Esse serviço de alerta é coordenado por meio do Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *