Minas deve começar a lançar um novo estilo RG neste semestre

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentar no dia 23 a carteira de identidade que unifica o número de inscrição com o CPF, Minas Gerais já se prepara para fatorar o novo estilo do documento. De acordo com a Polícia Civil, culpada pela emissão do documento de identidade no estado, as novas RGs começam a ser contabilizadas neste semestre.

A empresa informou, por meio de nota, que a nova carteira de identidade está sendo implementada. A licitação para o serviço foi realizada em novembro do ano passado.

“O novo documento será emitido por meio dos postos de identidade do Estado de Minas Gerais e, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Decreto Federal nº. Dada a complexidade da implementação do projeto, as previsões para o início da emissão do novo documento estão nesta primeira parte do ano”, disse.

Segundo a nota, “assim que a ordem for cumprida e em condições de execução, a Polícia Civil divulgará todas as diretrizes à população”.

O que é um único RG?

O RG de adoção é um documento que irá coletar todos os dados do cidadão, o CPF como um número. A nova carteira de identidade será nacional, em um modelo de singleness, e terá duas versões: física e digital.

Meu CPF vai mudar?

Quem já tem um CPF pode solicitar o RG exclusivo e permanecerá com o mesmo número de sempre. Quem tiver cpf pode se candidatar ao órgão de identidade local, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Quanto tempo será aceito o cartão de identificação à moda antiga?

A antiga carteira de identidade será aceita até 10 anos para a população de até 60 anos. Para aqueles com mais de 60 anos, o RG antigo será aceito indefinidamente.

Quais ajustes com a chegada da nova carteira de identidade?

O CPF passa a ser o número de identidade exclusiva do cidadão no país. O novo documento também é considerado mais seguro devido à opção de validação eletrônica de sua autenticidade através do QR Code, adicionando offline.

Como consigo o novo cartão de identificação?

A emissão de carteiras de identidade será dever da segurança pública de cada Estado. Após o recebimento do aplicativo, a empresa validará a identidade através da plataforma do governo federal, Gov. br. Ao receber o documento de papel ou policarbonato (plástico), o cidadão também pode acessá-lo através do aplicativo Gov. br.

É para trocar a nova carteira de identidade?

Sim, para todos os cidadãos com mais de 60 anos. Para outros, o documento antigo será válido indefinidamente.

Quanto custará o novo cartão de identificação?

A emissão do novo cartão é gratuita.

Quando o novo cartão entra em vigor?

O Decreto Único de RG entra em vigor em 1º de março de 2022. Os institutos de identidade da unidade da federação terão até 6 de março de 2023 para se adaptarem à mudança. Cidadãos com menos de 60 anos têm 10 anos para fazer a mudança. Qualquer pessoa com mais de 60 anos pode usar o documento antigo indefinidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *