A produção de Cowpea é uma das culturas com perspectiva de expansão no mercado tocantinense. Popularmente conhecida como vaqueiro ou dolique de olhos negros, é uma das principais bases de cultivo e fonte de geração de renda, especialmente na agricultura do círculo de parentes. A expectativa do 5º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de expansão de 456,6% na produção de cowpea no Tocantins, nesta primeira safra 2021/2022.
Na safra 2020/2021, a safra de feijão atingiu 6,66 mil toneladas, totalizando uma estimativa de 37,11 mil toneladas nesta próxima safra, um acúmulo de 456,9%. A expectativa de expansão do domínio também é expressiva, passando de 7,61 mil hectares para 27,11 mil hectares, acumulando 256,2% no domínio plantado.
Produtividade
O cultivo do feijão também terá que passar para atingir a máxima produtividade. A previsão é que nesta safra 2021/2022 a produtividade salte 56,3%, passando de 876 kg por hectare consistentes na última safra para 1. 369 kg nesta próxima safra, com participação ainda tímida na produção total de cereais de 0,6%.
Segundo o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ricardo Taques, esse acúmulo no domínio plantado com feijão no Tocantins devido à antecipação de chuvas, permitiu que alguns produtores de arroz na região de inundação semessem feijão antes do plantio de arroz. “E o acúmulo de produtividade pelo fato de esses espaços pertencer aos fabricantes de publicidade, que usam a geração mais do que os fabricantes familiares”, disse ele.
Alternativa para a agricultura do círculo familiar
O engenheiro agrônomo também destaca que o plantio de cowpea tem seus benefícios para os agricultores, pois tem um ciclo mais curto e menos necessidade de água. opção para aumentar a produção e fonte de renda do círculo da agricultura de parentes”, explicou.