As principais cidades do Grande Rio já estão flexibilizando o uso da máscara

algumas nuvens

Tenente Portela – RS

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou hoje (30) que o uso de máscaras em locais fechados não será mais obrigatório nesta sexta-feira (1). Com essa decisão, a medida preventiva contra o Covid-19 será opcional em todas as maiores cidades do Grande Rio: capital, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e Belford Roxo.

Ao pronunciar a medida nas redes sociais, o corredor da cidade insistiu na importância da vacinação. “É um dever que todos se vacinarem, tomem a dose de reforço e sigam com cautela, atentos às medidas de higiene. O que nos valeu essa conquista foi o dever de todos e teremos que seguir esse caminho. Faça sua parte.

Máscaras ainda são obrigatórias em academias e veículos de transporte público circulando na cidade. O município também recomenda seu uso contínuo para outras pessoas imunocomprometidas e outras com sintomas semelhantes à gripe.

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro anunciou na última sexta-feira (22) que a ameaça do Covid-19 no estado está em um ponto “muito baixo” pela terceira semana consecutiva. No mapa, os dois espaços que cobrem o domínio metropolitano e o domínio da Baixada Litorânea foram classificados com a bandeira verde, indicando uma ameaça muito baixa, enquanto os outros ganharam a bandeira amarela, o que significa uma baixa ameaça.

Em entrevista à Agência Brasile e à Rádio Nacional na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Chieppe, avaliou que o carnaval e outros usos de máscaras em vários municípios do Estado não substituíram a tendência de queda na ocorrência do Covid-19. De acordo com o último boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apesar da situação positiva que o país vive, ainda é prudente manter o uso de uma máscara em determinados ambientes fechados, com concentrações gigantes de outras pessoas (como o transporte público), ou em ambientes abertos onde há multidões.

Em 3 de março, o Estado do Rio de Janeiro publicou um decreto autorizando os municípios a retirarem o uso de máscaras em seu território. No dia seguinte, Duque de Caxias, município 3. er com maior população do estado, foi a primeira cidade da região metropolitana. domínio para isentar o uso de uma máscara em locais abertos e fechados.

A cidade do Rio de Janeiro já havia libertado a população do uso de máscaras em locais abertos no ano passado e ampliado a flexibilidade para ambientes fechados em 7 de março, após uma assembleia do comitê clínico da cidade.

Na mesma semana da capital, a resolução também foi tomada em Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Itaboraí, São João de Meriti, Maricá e Paracambi. Na semana seguinte, foi a vez de Seropédica, Guapimirim, Queimados, Rio Bonito e Tangua.

O município mais populoso da região, São Gonçalo, manteve até o dia 23 o uso obrigatório de uma máscara em locais fechados. Outro município em que a responsabilidade legal permaneceu por mais tempo é Japeri, que tornou seu uso opcional em 25 de março.

O município de Magé publicou no dia 19 uma nota oficial negando os dados que circulam nas redes sociais sobre uma suposta flexibilidade no uso de máscaras. Desde então, nenhuma medida de descanso foi publicada no site oficial da prefeitura ou nas redes sociais. No boletim epidemiológico divulgado hoje, o município recomenda que a população “use uma máscara sempre que estiver do lado de fora, lave bem as mãos e multidões”.

Também componente do município do Rio de Janeiro por meio da Lei Complementar nº 184, de 27 de dezembro de 2018, Petrópolis e Cachoeiras de Macacu suspenderam a exigência apenas em ambientes abertos.

Min. Max. 18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *