Por meio dos programas de Educação Cidadã, a Diretoria prioriza, nesta edição, a participação das escolas que ainda aderiram ao programa
Com o início do ano letivo de 2022 e a retomada das atividades presenciais em sala de aula, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Gerência de Educação Cidadã, também introduziu atividades voltadas à formação cívica dos jovens. e adolescentes
Por meio de programas de educação cidadã, como o “Conheça o Legislativo”; O “Parlamento e o Estudante”, além do “Parlamento Jovem”, a Diretoria favorece, nesta edição, a participação das escolas que já incorporaram o programa, segundo a diretora de Educação Pedagógica, Casandra Serejo.
Ele explicou que a Diretoria de Educação Pedagógica fecha o calendário de movimentos para delinear o número total de escolas e municípios que participarão. “Priorizamos a participação das escolas que já participaram. eles também têm o ‘Conheça o Parlamento’, voltado para jovens e pré-adolescentes, além de outros estabelecimentos como as equipes de idosos e o ‘Parlamento e Estudante’, com uma técnica voltada para estudantes do ensino médio”, disse.
“Conhecer o Legislativo” é uma iniciativa da Assembleia que visa aproximar os acadêmicos das escolas públicas de Manaus do legislativo estadual, com conferências e visitas à sede do poder, acompanhando as consultas plenárias da Casa. O principal objetivo do programa é despertar, especialmente entre acadêmicos, uma reflexão política e cidadã sobre o parlamento, democracia e consciência política com palestras sobre o tema e participação em uma consulta plenária da Casa.
No clássico “Parlamento jovem”, os bolsistas são informados sobre o regime de um deputado estadual e o processo democrático, em um dia parlamentar na Câmara, onde se formam e cumprem um mandato de duas semanas. Cada um dos 24 jovens eleitores eleitos é patrocinado por meio de um deputado estadual. Um deles constituirá o Amazonas no Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O programa é realizado em colaboração com a Secretaria Estadual de Educação e Qualidade da Educação (Seduc).
O gerente comentou sobre a satisfação de ter organizado as atividades. “É muito gratificante comunicar sobre uma questão tão obrigatória e vital para nossa sociedade, que é o voto consciente, as possíveis opções individuais e coletivas e como essas opções possíveis interferem em nossa sociedade e como é vital saber como viabilizar as opções possíveis, praticar os candidatos, saber qual é o papel de cada poder, o que os distingue dos outros. Toda vez que precisamos fazer o nosso melhor, para nos superarmos para que ele atinja um público mais amplo com uma maior produção de sabedoria também, porque isso só fortalece nosso parlamento. Nosso projeto é para os cidadãos!” disse ele.
Programa
Nesta terça-feira (29), na “Conheça a Assembleia Legislativa”, está prevista uma visita à escola municipal Raimunda Barroso Ramires, localizada no distrito de Coroado III, zona leste de Manaus.
Alunos do ensino médio da escola pública maria do Céu Vaz D’Oliveira, no bairro cidade Nova, na zona norte, participarão nesta quarta (30) e quinta-feira (31) no “Parlamento e Estudante”, em Alam.
Na semana seguinte, na terça-feira (5), o “Conheça o Legislativo” recebe os alunos do 9º ano da escola número um da escola pública Almirante Batista, na Vila Buriti. Em seguida, as eleições para escolas públicas, participando do “Parlamento Jovem”, com a eleição da representante das escolas públicas Maria do Céu Vaz D’Oliveira e Almirante Batista, na tarde de quarta-feira (6) e quinta-feira (7), respectivamente.