Comércio varejista em fevereiro cresce 27,8% em relação ao ano anterior no Brasil

De acordo com a Mastercard SpendingPulse™, em fevereiro, as vendas no varejo no Brasil aumentaram 27,8% até fevereiro de 2021, à medida que os consumidores retomaram suas atividades de compras no supermercado.

Em comparação com um cenário pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas no varejo aumentaram 35,9% em relação ao ano anterior. Mastercard SpendingPulse™ mede as vendas no varejo e na loja* para todos os métodos de pagamento.

Analisando o quadro geral do Brasil, todos os estados registraram expansão nas vendas de lojas: Norte (43,7%), Sul (29,7%), Centro-Oeste (27,3%), Sudeste (26,9%) e Nordeste (26,6%).

E-commerce em fevereiro

Eletrodomésticos (-21%), vestuário (-11,8%) e móveis (-9,2%) foram os setores que registraram as maiores quedas no e-commerce brasileiro, no mesmo mês de 2021.

Embora os efeitos do e-commerce tenham caído -15,8% em relação ao ano anterior, as vendas online ainda apresentaram um aumento de 55,7% em relação a fevereiro de 2020, quando o e-commerce ainda não era uma necessidade.

“Estamos vendo os consumidores voltando às lojas de tijolos e argamassa. A expansão desse setor já vem sendo observada há alguns meses”, diz Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Embora as vendas de e-commerce estejam desacelerando, em comparação com o período pandêmico, vemos as compras online de supermercados aumentando muito. Isso indica uma mudança de hábito causada pela pandemia: os consumidores compraram mantimentos online, mas não abandonaram lojas físicas”, conclui o executivo.

*As vendas de e-commerce são vendas de mercadorias e para as quais os compradores fazem pedidos ou cujas situações de valor e venda são negociadas pela Internet, em um terminal celular (M-commerce), extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), e-mail ou outro sistema on-line comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.

Colabore na produção de jornalismo local de qualidade, ajude a combater notícias falsas e conteúdo exclusivo e visualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *