Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), maior festa escolar do estado promovidos por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), triunfam em sua 31ª edição, tradicionalmente, com disputas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos entre bolsistas dos grupos escolares da rede pública e do Estado. O festival é dividido em etapas municipais, regionais e nacionais e contará com a participação de mais de 18 mil bolsistas.
Os estádios municipais já tomam posições e se qualificarão para as regionais. O Ministério da Educação organizará 14 estádios regionais, de 25 de abril a 11 de junho, com jogos nas modalidades coletivas de futsal, vôlei e handebol, além de ocasiões individuais no atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia. As bases, com todas as informações, bem como toda a programação das partidas, estão no acesso ao site da Seduc.
A abertura oficial das etapas regionais acontecerá no dia 25 de abril na Escola Pública Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A Regional de Palmas abrirá o calendário oficial de competições, com um ajuste de 25 a 30 de abril.
Os vencedores regionais se classificam para a etapa nacional, em Palmas, com outras datas por categoria. Entre os dias 21 e 26 de junho, serão jogados os jovens de 15 a 17 anos. A final nacional de 12 a 14 anos está marcada para os dias 3 e 8 de outubro.
Nesta final serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, futsal, judô, handebol, natação, vôlei de praia, vôlei, tênis de mesa e xadrez (somente entre 12 e 14 anos).
disputa nacional
Os campeões estaduais na categoria 15-17 garantem vaga nacional nos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Os classificados na categoria de 12 a 14 anos constituem o Tocantins nos Jogos Escolares do Brasil (JEB’s).
8º Parajets
A Seduc também tem o calendário de protestos para a 8ª edição dos Jogos do Desfile Estudantil do Tocantins (Parajets). Este ano, o nível estadual será dividido em dois momentos. De 27 a 28 de maio, são realizadas competições de atletismo, natação e petanque. . De 21 a 22 de junho haverá jogos de tênis de mesa e parabadminton.
Os vencedores dos Parajets garantem um lugar nos Jogos Paraolímpicos Escolares. Na temporada de 2022, a ocasião terá 3 classificatórias regionais para o nacional. O Tocantins participará no nível regional de Brasília, no atletismo, natação e petanque. Se qualificados, os paratletas tocantinenses defenderão o estado em nível nacional que toma posição em São Paulo em novembro.
Para o proprietário da Seduc, Fábio Vaz, os jogos permitem que os escolares socializem e se integrem através do esporte. “Os Jatos e Parajets são movimentos incrivelmente vitais no calendário da Educação e envolvem estudantes-atletas de todos os municípios do Tocantins, independentemente da rede, seja público ou privado. Por meio dessas competências, o Governo do Tocantins busca promover atividades esportivas, como componente da formação integral dos escolares”, ressaltou.