Angra declara estado de emergência devido às chuvas

O município de Angra dos Reis declarou estado de emergência devido ao volume histórico de chuva registrado em 48 horas: 809 mm em Araçatiba, na Ilha Grande, e 694 mm no distrito de Monsuaba, no continente. O prefeito Fernando Jordão marcou uma transmissão ao vivo na tarde do último sábado (dia 2). “Estamos muito tristes com as perdas que ocorreram e deixamos nosso abraço para todas as famílias daqui. O governo do povo brinda o tempo todo com os vizinhos. Monsuaba e também em Ilha Grande. As pessoas preparadas, tomamos as medidas preventivas obrigatórias. Se tivéssemos tido todas essas chuvas, que dobram as registradas em Petrópolis, e não estávamos preparados, o dano teria sido muito pior”, disse o prefeito. disse, juntamente com o Secretário de Governo e os vereadores.

No bairro de Monsuaba, 4 casas foram atingidas por deslizamentos de terra. A Defesa Civil ligou e outras cinco pessoas foram resgatadas. Outras nove, segundo relatos da família, estão desaparecidas. Duas mortes foram registradas no bairro. Os policiais encontraram os corpos de dois jovens. – uma mulher de 4 anos e um menino de 11 anos. O ramo da chaminé está operando no domínio com a ajuda de cães farejadores para ajudar a localizar os desaparecidos.

Em Ilha Grande, as comunidades mais afetadas são: Araçatiba, Vermelho, Provetá e Aventureiro. Em Praia Vermelha e Provetá houve deslizamentos de terra e blocos de pedra. Praia de Itaguaçu, ao lado da Praia Vermelha, quase sepultado. Deslizamentos de terra também foram registrados em Aventureiro e Vila do Abraão. A população de Abraão que teve que deixar suas casas vai para a Casa da Cultura e a sede do Parque Estadual da Ilha Grande. Neste momento, grupos da Defesa Civil buscam acesso à Praia de Palmas.

A Prefeitura oferece abrigo para outras pessoas que têm que deixar suas casas. Atualmente, outras 49 pessoas estão abrigadas em abrigos, localizados em conjuntos da rede municipal de ensino, com o Ministério da Educação, Saúde e Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e apácidas a atender a população, de acordo com os desejos indicados pela Defesa Civil.

Devido ao gigantesco volume de água, a navegação pública opera por períodos mais longos nas linhas que cruzam o município. Deslizamentos de terra da interdição geral da rodovia Rio-Santos (BR 101) em direção ao Rio de Janeiro – nos trechos dos quilômetros 447, 460 e 464. túneis.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do ministro Daniel Ferreira, dedemitiu o Secretário Nacional de Defesa e Proteção Civil, coronel Alexandre Lucas, ao Estado e entrou em contato com o governador Cláudio Castro e com a Câmara Municipal de Angra dos Reis, um dos municípios máximos afetados pelo desastre das ervas.

Um técnico da Defesa Civil Nacional já está no Rio de Janeiro para realizar ações de reação e assistência às vítimas. Como parte do apoio federal, aeronaves das Forças Armadas também foram destacadas para enviar soldados de infantaria desmantelados para as áreas mais afetadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *