O programa de geração de força distribuída da Vivo inclui plantas na Região Norte, duas das quais já estão em operação.
A Vivo inaugurou hoje, 19, em Boa Vista-RR, sua primeira usina de geração distribuída de energia solar no estado de Roraima. É a usina de força do operador na região Norte e a 24ª em operação no Brasil.
Construída em parceria com a voltxs ENERGIA, a unidade de Boa Vista possui uma área de 2,5 hectares. A usina solar tem capacidade para produzir 2. 278 MWh/ano de energia, o suficiente para atender todas as tomadas de baixa tensão dos 51 conjuntos de tomadas da Vivo em Roraima, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.
No modelo de geração distribuída, a energia produzida é injetada na rede de aplicativos local, no caso a Roraima Energia, e é destinada a créditos dos clientes da empresa.
Estando perto dos centros de admissão, as usinas GD minimizam as perdas de fórmula e facilitam a carga na rede de distribuição de energia. Na fase de estrutura, a fábrica de Boa Vista gerou 45 empregos e na fase de operação, ao final de São serão 10 empregos.
A iniciativa de Roraima faz parte da estratégia da empresa de ampliar a produção própria de energia a partir de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da Vivo planejado para todo o Brasil. A alocação total representará 89% da tomada de baixa tensão, atendendo mais de 30. 000 complexos comerciais em todo o país e gerando aproximadamente 711. 000 MWh/ano de força, o suficiente para forçar toda a apreensão de uma cidade de 320. 000 habitantes.
A Vivo consome cem por cento de energia renovável desde novembro de 2018, quando passou de 26% do consumo de recursos renováveis -recebidos tanto no mercado livre quanto em geração distribuída – para cem por cento, graças à aquisição de certificados de energia, o I-REC (International Renewable Energy Certificates) de energia eólica para o resto da energia elétrica capturada.
A VOLTXS, pioneira no Brasil na locação de usinas solares fotovoltaicas, está expandindo seu portfólio de geração distribuída para 16,5 MWp, chegando também ao Norte do Brasil. A usina, construída em parceria com a Vivo, será a 3ª maior do estado de Roraima na forma de autoconhecimento remoto, de acordo com o conhecimento do Sistema de Registro de Geração Distribuída (SISGD), disponível no site da Aneel. (Com comunicado de imprensa)
A empresa está aproveitando sua infraestrutura de fibra óptica incomparável para lançar respostas FTTCity (fibra para cidades) e FTTTower (fibra para torres móveis) para permitir a conectividade 5G.
Saiba mais>