O Procurador Regional Eleitoral, Erich Raphaël Masson, ressalta que o conselho é de orientação e proccasionion, e que a ocasião pode ser qualificada simplesmente como um uso promocional em favor de um candidato, um partido político ou uma coalizão, conforme previsto no inciso IV do artigo 73 da lei eleitoral.
Durante um ano eleitoral, a gestão pública poderá distribuir bens, títulos ou benefícios gratuitamente apenas em caso de calamidade pública, estado de emergência ou programas sociais legalizados por lei e já em execução orçamentária no último ano, de acordo com o disposto no artigo 73, parágrafo 10. da lei eleitoral.
“A Lei Eleitoral prevê expressamente que os funcionários públicos, sejam ou não servidores públicos, estão proibidos de exercer qualquer conduta que provavelmente viole igualdade de oportunidades entre os candidatos às eleições, além do uso promocional de bens públicos ou em favor de um candidato, partido ou coligação. “diz o procurador regional eleitoral.
Segundo o promotor, a ALMT anunciou por meio da página online que, além de ouvir a população da região centro-norte, também fornecerá cursos de cidadania e educação para dar uma contribuição para o progresso da região.
Vale lembrar que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem precedentes em casos semelhantes, como o programa “Caravana da Transformação”, destinado à implementação de movimentos de adequação e cidadania para a população, e instalações em ano eleitoral, que considerou conduta lacrada.
Nesse sentido, o deputado eleitoral à ALMT para cumprir as disposições da lei eleitoral, artigo 73, parágrafo 10, e não organizar a 4ª edição da comissão “Assembleia Itinerante: valorização do poder legislativo” ou qualquer outro evento semelhante, previsto para 2022, sob pena de ser qualificado como um conduíte impermeável.
Se o evento ainda estiver para ser organizado, qualquer ato em favor de qualquer pré-candidato deve ser salvo, bem como a distribuição frouxa de quaisquer bens, títulos ou benefícios.
O prazo permitido à ALMT para responder e/ou cumprir a orientação é de dias corridos a partir da data da notificação.
Inscreva-se no MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).