Minas Gerais em Linhas Gerais: Praça da Liberdade recebe exposição e bordados neste fim de semana

A Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será colorida a partir desta sexta-feira (22) com a exposição de bordados “Minas em Linhas Gerais”. Serão 20 tendas bordadas por artesãos de outras partes do Estado, além de uma montagem de bordados e uma feira da indústria. O evento vai até domingo, 24 de abril.

A inauguração acontece hoje, às 17h, com apresentações de música popular, folia de reyes e congado, passando por Maurício Tizumba e Tambor Mineiro. o Centro de Arte Popular, no bairro de Lourdes.

No sábado (23) pela manhã, os visitantes que desejam bordar ou que querem se aventurar no artesanato terão em suas mãos as agulhas. Os organizadores distribuirão kits com fios, agulhas e tecidos para quem quiser doar alguns pontos bordados.

Do lado da exposição, dos 20 estandes distribuídos fala de um modo de vida e percepções do mundo genuíno ou imaginário. Uma delas se deve às máquinas de bordados da Vale da Serra da Moeda, em Brumadinho, região central de Minas Gerais.

Sua tenda é temática em torno da Fiesta del Congado, com personagens, decorações, cores, vestuário e instrumentos musicais. Da cidade de Timóteo, na região do Rio Doce, a inspiração para os bordadores vem da literatura de Guimarães Rosa. “apresenta a poesia do folclore, religiosidade, plantas e animais.

A designer Andreia Freitas também traz suas características, diretamente de Itamarandiba, Vale do Jequitinhonha. A inspiração veio de um trecho do e-book “Antes do Tempo”, do filósofo Georges Didi-Huberman. As características de Andreia formam um portal de tempo em Minas Gerais, que acaba por passar mais devagar.

Renato Imbroisi, curador da exposição, fala sobre o evento. “É na forma de um acampamento que se revela a delicadeza, diversidade e força do bordado de Minas Gerais, exposto nas próprias tendas. Uma exposição que dobra e continua de costas, com o mesmo espírito aventureiro e com a coragem daqueles que abraçam o artesanato como meio de criação, carreira e vida”.

“Agora é a hora de mostrar essa arte ao público. E esse acampamento não poderia ter tido um lugar mais icônico: a Praça da Liberdade”, acrescenta Renato. Esta é a primeira edição da exposição tenda bordada, organizada através do Boavista Residencial e Toshiko Ishii.

Exposição “Minas em Linhas Gerais”

20 barracas bordadas na Praça da Liberdade

Abertura oficial: sexta-feira 22/04, às 17 horas.

Visitas: sexta a domingo, de 22 a 24/04, das 9h às 21h

Intervenção artística: Maurício Tizumba e Tambor Mineiro – Sexta-feira 22/04, às 18h

Dia do Bordado

Distribuição gratuita de kits de bordados para aqueles que desejam se aventurar neste comércio

Quando: Sábado 23/04, das 9h às 12h, na Praça da Libertad

Feira de Bordados

Espaço para compra e compra de bordados Minas

Quando: Sábado 23/04, das 11h às 17h, no Centro de Artes Populaire (R. Gonçalves Dias, 1608)

Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Todos os direitos reservados © – Portal BHAZ 2020 – Desenvolvido através da Evercode

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *