Seguindo as moções do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para a recuperação do setor turístico no estado, a expectativa de movimento nesta temporada de feriados em Tiradentes soma números positivos. Segundo levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), mais de 127 mil pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de Belo Horizonte até a próxima segunda-feira (25/04).
O volume representa uma expansão de 182% no número de passageiros únicos em 2021 (cerca de 45. 000 pessoas), período em que as medidas de cobertura em face da pandemia têm viagens limitadas e viagens. Até 2022, são esperadas 2. 538 partidas (cerca de 62%). a mais do que em 2021) e 2. 590 chegadas de ônibus (cerca de 64% a mais do que em 2021).
No aeroporto estrangeiro de Belo Horizonte, em Confins, a projeção é de cerca de 151 mil pessoas transitando pelo terminal, de um total de 1. 261, entre partidas e chegadas, também entre 20/04 e 25/04. maior do que o feriado de Páscoa (de 14/04 a 18/04), no qual foram feitos cerca de 130. 000 passageiros e 1. 095 voos.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a espera pelo feriado de Tiradentes é um indício de que Minas Gerais se tornou uma tendência no turismo nacional. Para o titular da pasta, os movimentos que vêm sendo feitos como componente da reativação do turismo garantem que o Estado tenha posição de destaque entre os destinos brasileiros.
“Minas tem sido procurada por vários turistas em todo o país, justamente por causa dessa transversalidade entre cultura e turismo. As atrações culturais e as ofertas turísticas fazem do nosso estado um lugar de interesse e descoberta. Os números mostrados para o feriado de Tiradentes refletem muito disso, que tem a ver com a busca pela tradição, hospitalidade e, claro, toda a mineração que ele nos explicou”, diz.
Durante as férias de Páscoa, os números já consolidados por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) também indicaram toda uma recuperação do setor. . Nesse período, o segmento registrou receita total de R$ 5,5 milhões.
em formatos virtuais
Minas Gerais também se consolida como um destino comum nas buscas de internautas. Várias cidades mineradoras permaneceram proeminentes na plataforma do Google nos dias 11 e 17/4. Belo Horizonte, São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Poços de Caldas, Monte Verde e Monte Sião dividiram a atenção das pessoas nas pesquisas de “lugares para viajar em Minas Gerais”, segundo o conhecimento da empresa de viagens CVC. Ouro Preto registrou um aumento de 900% nas buscas nos dias que antecederam a Páscoa.
E, no portal de Minas Gerais, veículo da Secult para divulgação de atividades turísticas e culturais no estado, o cadastro de estudos de destino de Minas Gerais teve amplo acesso. Na aba “eventos” da página, foram registradas 147. 191 buscas nas localidades de Minas Gerais entre os dias 10 e 18/4. Entre os 30 municípios mais visitados, destacam-se os municípios de Montezuma, Serro, Catas Altas, Santana dos Montes, Capitólio, Santo Antônio do Leite, Belo Vale e Muriaé.
Agência de Mineração
Receba relatórios em primeira mão do portal G37 nosso grupo de WhatsApp:
https://chat. whatsapp. com/I1onZVegJJz1S5xp1lD7jl