A febre aftosa é uma doença causada pelo vírus Picornaviridae, que afeta principalmente animais que têm cascos divididos (pata com casco, dividida em duas partes). Assim, para o combate ao contágio, o primeiro nível anual de vacinação contra doenças bucais começa em maio no estado.
De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), devem ser vacinados animais de fazenda e búfalos com idade entre 0 e 24 meses. De acordo com o IMA, cerca de 10 milhões de animais em Minas Gerais devem ser vacinados. Na verdade, o instituto, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e os pecuaristas, são basicamente os culpados pelo acompanhamento da campanha.
Portanto, o fabricante que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 conjuntos de impostos do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) consistentes com o animal, para 119,2ºC real consistente com a cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o fabricante que não o fizer antes de 10 de junho está sujeito a multa de cinco Ufemgs, de R$ 23,85 de cabeça.
A cruzada começa em 1º de maio e termina em 31 de maio.
A vacinação dos animais deve ser credenciada. Isso pode ser feito por meio da declaração eletrônica, que está localizada na página online www. ima. mg. gov. br ou, se cadastrado, acessando o portal de instalações do fabricante. Além disso, para facilitar a localização do imóvel, o IMA recomenda o envio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no momento da atuação desse procedimento.
O fabricante pode enviar a declaração para o e-mail: ima@ima. mg. gov. br.
Segundo o veterinário do IMA Natanael Lamas Dias, a vacina “deve ser adquirida em status quo pessoal aprovado para revenda”. Ele também insiste que a dose apropriada é de 2 ml. Dias também afirma que a dose deve ser armazenada a uma temperatura entre 2 e 8 graus Celsius, a partir do momento da compra. “Também é aconselhável programar o aplicativo para as horas mais legais do dia”, diz o médico.
A febre aftosa é transmitida através da saliva, candidíase, leite, sêmen, urina e fezes de animais em má saúde. A doença também é transmitida através de água infectada, ar, itens e ambientes. você tem febre, feridas na boca, lesões nos mamilos e entre as unhas.
© Diário do Rio Doce 2021 – Vale do Rio Doce News. Todos os direitos reservados. Por Apiki.