Os efeitos ambientais e sociais dos danos na rodovia BR-376, entre os quilômetros 664 e 682, em Guaratuba, são tema da audiência pública que acontecerá, nesta quinta-feira (28), a partir das nove da manhã, na Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento será transmitido pela TV Assembleia, pela Assembleia Legislativa e pelas redes sociais, e contará com a presença de órgãos estaduais, municipais, concessionárias, cidadãos locais e ativistas.
“O objetivo desta audiência é falar sobre a opção de construção de políticas públicas que minimizem ou atenuem as consequências de lesões com muitos danos ocorridos durante a descida da BR-376”, disse o deputado estadual Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção Animal e promotor da audiência pública.
Segundo o deputado, lesões com danos extensos neste trecho da estrada levam à contaminação da bacia do Rio São João, na região dos municípios de Guaratuba (PR) e Garuva (SC), comprometendo o uso de água para ingestão e recreação.
“Muitas vezes, produtos nocivos e venenosos têm sucesso nos rios e prejudicam os agricultores e todo o ecossistema. Vamos falar sobre como minimizar e eliminar essas lesões em uma audiência pública na quinta-feira”, disse Goura.
Representantes do IBAMA participaram da audiência; DNIT; CERTO; Polícia Rodoviária Federal; ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), Defesa Civil do Paraná; Corpo de Bombeiros do Paraná; Conselho Municipal de Garuva; Defesa Civil de Garuva; Defesa Civil de Guaratuba.
Além de representar as comunidades da bacia do Rio São João, o Instituto Água e Terra (IAT), a Concessionária Arteris S/A, a Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil e pesquisadores e comerciantes da região.
Receba nossas novidades