Governo do Amazonas revela composição do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O governo do Amazonas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), publicou o resultado do edital nº 001/2022, a publicação do Decreto nº 1. define a composição dos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti).

 

O decreto prevê a definição dos representantes dos órgãos, institutos e entidades que comporão o conselho de membros do Conselho.

 

O resultado do recurso está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e está disponível no site da Sedecti. O link do atalho é: http://www. sedecti. am. gov. br/wp-content/uploads/2022 /04/diario_am_2022-04-27_CONECTI-1. pdf.

 

Dos estabelecimentos que manifestaram interesse no Conselho, treze foram decididos de acordo com a convocação.

 

Com a variedade de instituições, o Conselho foi composto por: Sedecti, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Seção Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM).

 

Todos os representantes de órgãos, entidades e institutos cumprirão um mandato de quatro anos, renováveis alternadamente por um ou dois terços. A Conecti será presidida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

 

“A representação do Connecti pode auxiliar na cocriação de políticas públicas, por meio da proposta de regras para promover a articulação e o debate entre seus membros e permitir o avanço de tecnologias e invenções para o Estado. Dessa forma, será imaginável exercer recursos humanos para gerar emprego e uma fonte de renda para a população amazônica”, disse Angelus Figueira, diretor da Sedecti.

 

Progresso na TC

 

“Isso garante a continuidade no resgate da governança do ST.

 

Conecti – O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti) é criado pela Lei nº 5. 605, de 16 de setembro de 2021. É um quadro colegiado que faz parte da estrutura organizacional da Sedecti.

 

O objetivo da Conecti é propor regras para as fórmulas de políticas públicas e promover a articulação e o debate dos demais graus de governo com a sociedade civil dispostas a colaborar no desenvolvimento e promoção das atividades de ST.

 

Espera-se que em breve a portaria seja publicada no Diário Oficial que anunciará os nomes de todos os titulares e suplentes dos estabelecimentos selecionados por meio do governador do Amazonas, Wilson Lima, que chefia o Poder Executivo, de acordo com as disposições do decreto. A Gazeta (DOE) também será publicada no site da Sedecti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *