O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se referiu aos recentes casos de racismo ocorridos na Libertadores contra torcedores de clubes brasileiros. Segundo ele, ele discutiu o fator com o presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, que se comprometeu a mudar as regras. do festival e torná-los mais rigorosos.
“Esses casos de racismo no futebol, especialmente nas partidas que foram disputadas na Libertadores recentemente, causaram medo maravilhoso e muita indignação e tristeza na CBF, principalmente em seu presidente”, disse Ednaldo em vídeo publicado no site da FCB. . .
Ednaldo também enviou uma carta para CONMEBOL. In documento, o presidente da CBF pediu uma assembleia para propor penas mais duras. Ele mostrou que a assembleia tomará uma posição em breve.
“Vale a pena realizar uma assembleia em breve com todo o conselho da Conmebol para que todas as federações afiliadas à Conmebol ratifiquem totalmente e dêem um impulso às sanções contra o racismo”, disse ele.
Em nota oficial publicada na sexta-feira, a CONMEBOL disse que “promoverá ajustes nos regulamentos para fortalecer e aumentar as sanções em casos de racismo”. eles visam banir permanentemente este desafio do futebol sul-americano. “
A CBF organizará um seminário antirracismo em junho. De acordo com Ednaldo, a FIFA também está preocupada com o empréstimo e as negociações estão em andamento desde o Mundial de Clubes em Abu Dhabi. Eles estavam esperando por ele através do colunista Ancelmo Gois.
Segundo Ednaldo, a reunião contará com a presença de membros da CBF, FIFA, clubes, federações, imprensa, membros da justiça esportiva, ministério público e da polícia militar. ao preconceito e ao racismo no futebol. “