O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, suspendeu neste domingo (1º) a eleição para o cargo de Governador e Vice-Governador de Alagoas, que tomaria posse às 10h desta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
“Trata-se da suspensão de um amparo ajuizado junto à ação por quebra de preceito básico, visando à suspensão da eleição oblíqua para os cargos de governador e vice-governador do estado de Alagoas.
Verifica-se que a eleição ocorrerá por meio da Assembleia Legislativa no dia 05/02/2022 (segunda-feira), às 10h, após autorização de resolução do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas emitida em 29/04/2022 (sexta-feira).
Ad prudência, diante da ameaça de perecer o direito invocado, SUSPENDO a resolução do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas no processo n. 0802803-23. 2022. 8. 02. 0000 até que o relator da ADPF 969 avance naqueles autos”, indica a resolução do Ministro do STF.
Em 27 de abril, a juíza María Ester Fontan Cavalcanti Manso suspendeu as eleições indiretas que decidiriam sobre o governador e vice-governador do estado, alegando que a realização da eleição é contrária às regras que regem o sistema eleitoral. suspensão das eleições, proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Dois dias depois, o juiz José Carlos Malta Marques, presidente interino do Tribunal de Justiça de Alagoas, retomou monocraticamente as eleições na data prevista, levando em conta o recurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e invalidando a resolução de aprovação. julgamento sobre María Ester Fontan Cavalcanti Manso.
No sábado (30), o ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou o recurso de cassação do PSB de Alagoas, que levou o caso à Justiça hoje.
A última lista de pessoas inscritas para os cargos de Governador e Vice-Governador de Alagoas através da Assembleia Legislativa de Alagoas incluiu 24 candidatos, 16 para Chefe do Executivo Estadual e 8 para Vice.
Para governador de tampão, foram registrados os seguintes: o técnico em radiologia, Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra; bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes; oficial Flávio Catão; líder Antonio Chicuta; agente imobiliário Stenio Luis Pereira da Costa e Silva Filho; o locutor, Joselito Gomes de Vasconcelos; o publicitário e influenciador virtual, Carlos Aurélio Cunha Monteiro; socióloga Danubia da Silva Barbosa; o autônomo, Feliciano Domingos; advogado Anselmo Gama dos Santos; o oficial, Erinaldo Batista; o engenheiro civil Francisco Aureliano e os deputados estaduais Paulo Dantas (MDB); Cabo Bebeto (PL) e Davi Maia (União Brasil).
Quanto à acusação de vício, os aspirantes foram: o instrutor de trânsito, Jeová Evaristo da Silva; Professor Rafael Cordeiro do Nascimento; a enfermeira, Niedja Santos de Oliveira; bombeiro Rogers Tenório dos Santos; a oficial, Rocielle Almeida Pacheco e o administrador, Rafael de Goes Brito.
Em discurso em comemoração ao 1º de maio, o candidato presidencial do PT, Luiz Inácio Lula. . .
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo que mostrava entusiastas neste domingo (1) de um ato na Avenida Paulista destinado a. . .
A defesa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) neste domingo (1º) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes depõe. . .
O vereador de São Paulo Marcelo Messias (MDB) foi preso por meio de PMs na noite de sábado (30), no Jardim Mirna,. . .