versão móvel
diário gaúcho
Instabilidade 05/02/2022 | 13:18Estado em 05/02/2022 | 13:18
Dois dias antes do prazo para emissão ou regularização da credencial eleitoral, o “JE Digital”, uma página online expressa para o serviço automatizado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), está offline. Segundo o tribunal, houve uma falha no servidor na madrugada desta segunda-feira (2).
A equipe técnica está ciente da situação, mas até as 11h. m. o elo permaneceu inacessível. Quem quiser atualizar ou publicar o nome na internet deve acessar o autoatendimento no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo é de quatro de maio, prazo previsto pela Lei Eleitoral (Lei nº 9. 50cuatro/97 – art. 91), que prevê o fechamento do cartaz eleitoral em 150 dias antes da eleição, informa o TRE-RS. As inscrições online são aceitas até as 23h59 da próxima quarta-feira.
Graças à plataforma, o eleitor pode enviar a assinatura – vale a pena fotografar – dos mesmos documentos que são fornecidos em formato presencial: documento oficial de identidade com foto e comprovante de endereço. Homens nascidos em 2003 também devem provar alistamento no exército.
Leia maisEssuse quarta-feira termina o prazo para fatorar ou regularizar o registro do eleitor Verifique o passo a passo do consultor para converter os locais de votação, obter, regularizar ou atualizar a credencial do eleitor online
O atendimento presencial é normal e ocorre na nova construção do Centro de Atendimento ao Eleitor (Rua Siqueira Campos, 805, no centro histórico de Porto Alegre). Há ainda outras pessoas para a antiga construção, na Avenida Padre Cacique, caso do motor aposentado Flávio Antônio Cassol Londero, 57.
“Eu vim aqui em busca de dados para fazer o nome da minha filha e eu não sabia lá no Centro. Eu te inspiro a votar cedo”, disse ele.
Para o Centro de Atendimento ao Eleitor, é necessário agendamento através do site do TRE, que não teve instabilidade. O local teve horário estendido nesta semana: das 8h. m às 18h. m.
Às 10h30. m na segunda-feira, chamada intensa, com 140 chamadas feitas. Apesar do forte movimento, não havia filas na rua.
“Tem um design adorável. Com base nas eleições passadas, montamos um projeto para atender mais 1. 800 pessoas por dia”, diz Tânia Marra, diretora do centro.
A primeira circular toma posição em 2 de outubro, e uma circular momentânea imaginável toma posição em 30 de outubro.
Devido à pandemia, o TSE concedeu anistia a quem não foi às urnas em 2020. É não pagar uma multa que seria gerada por não justificar sua participação nas últimas eleições. O cadastramento biométrico também está suspenso devido à adequação. Razões. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 148.
© Grupo RBS 2000-2022