por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) – Apesar dos temores de que as sanções contra a Rússia possam levar a um déficit de fertilizantes no Brasil, o conhecimento inicial dos embarques mostra que as encomendas estão sendo cumpridas e navios estão indo para o Brasil, o que poderia permitir uma temporada geral de plantio de grãos.
Pelo menos 24 navios que transportam cerca de 678. 000 toneladas de fertilizante russo devem chegar aos portos brasileiros nas próximas semanas, de acordo com o conhecimento inicial do embarque compilado através da Agrinvest Commodities e notificado via Reuters na segunda-feira.
Apesar das sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia, sabe-se que 11 dos 24 navios partiram de portos como São Petersburgo e Murmansk após 24 de fevereiro, quando a guerra eclodiu. A maioria traz cloreto de potássio que é usado em campos de soja e milho.
Brasil em importação de fertilizantes.
A praia de Pebble, que transportava 35. 000 toneladas de cloreto de potássio, foi a última a deixar a Rússia em 4 de abril com destino ao porto sudeste de Victoria, de acordo com os dados.